Não é nada fácil controlar nossas emoções em momentos estressantes. Receber uma crítica ou passar por uma situação de confronto provoca ansiedade e reduz a nossa confiança. Por isso, a tendência é que, sob tensão, nossa resposta seja impulsiva e defensiva, ou seja, nem sempre a melhor reação nesses casos.
Reconhecer o que sentimos é importante para decidir com mais clareza como devemos agir e para formar laços mais profundos e inspirar confiança em quem convive conosco, aponta um artigo da Harvard Business Brasil. Nesse artigo, o cientista social Joseph Greeny, especialista em desenvolvimento de lideranças e autor de livros sobre o tema, dá quatro dicas para aprendermos a controlar as nossas emoções em vez de sermos levados por elas.
Reconheça seu sentimento
O que você sente quando alguém te critica? Não tenha vergonha de assumir que é raiva, por exemplo. Afinal, não podemos mudar uma emoção sem antes identificá-la. Aceite a responsabilidade por este sentimento em vez de pensar que ele foi causado por outra pessoa ou pelo fato que o provocou. "No momento em que acredito que foi provocado por forças externas, estou fadado a ser vítima das minhas emoções", diz Greeny.
Crie uma boa narrativa
As emoções não são nutridas apenas pelos fatos que as causam, mas também pela história que contamos a nós mesmos para explicá-las. Em vez de construir uma narrativa na qual você é a vítima da situação, enfatizando suas virtudes, vendo o outro como um vilão e se eximindo das suas responsabilidades, tente se contar uma história vendo as coisas de maneira honesta e menos egocêntrica. “Uma das práticas que me ajuda a desconectar e assumir o controle das minhas emoções é dar um nome às histórias que conto. É a história de uma vítima? De um vilão? De um incapaz?”, reflete o autor.
Questione essa história
Depois de criar a sua narrativa, comece a questioná-la. Faça perguntas que te ajudem a sair dos tradicionais papéis de vítima, vilão ou incapaz. Será que a pessoa que causou essa emoção tem razão no que diz? Antes de construir uma defesa, entenda em que pontos seu interlocutor pode estar fazendo uma crítica construtiva que vai te ajudar a crescer.
Volte à origem
A maioria das pessoas cria suas próprias histórias para justificar suas emoções ao longo dos anos. Por isso é importante fazer um processo de autoanálise para tentar entender a origem dessa história. A frustração diante de uma crítica feita pelos pais na infância pode ter levado a criança a criar uma narrativa de herói e vilão, que será sempre aplicada a situações em que você receber críticas na vida adulta. "A parte mais primitiva de nosso cérebro codifica certas condições como ameaça. Daí em diante você não consegue saber como reagirá quando essas condições estiverem presentes. Ao longo dos anos experimentei uma sensação de paz à medida em que me conscientizava da origem das histórias que conto - e aprendi a desafiar a percepção de que minha segurança e reputação estão em risco nesses momentos", diz Greeny.
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4 dicas para controlar a emoção sob tensão
Aprender a contar uma boa história sobre o que nos estressa é essencial para evitar respostas impulsivas e dolorosas

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