Cada pessoa tem seu ritual matinal para começar o dia. Algumas pessoas leem as notícias, outras visualizam a agenda, há quem prefira meditar...
Mas a receita de Andee Love, colunista do Greatist, para começar o dia no maior astral é se fazer duas perguntas logo ao despertar. Ela compartilhou com seus leitores quais são essas questões e conta como suas respostas a ajudam a se sentir mais positiva, focada e apoiada.
O que eu mais valorizo hoje?
Assim que acordar, faça-se essa pergunta, essencial para você definir a prioridade do dia que está por vir. Pode ser um projeto de trabalho, um jantar com a família ou um momento de leitura --o que importa é estabelecer uma prioridade.
Tem gente que faz o contrário e pensa no que não quer que aconteça (como "não quero me atrasar" ou "não quero falar com tal pessoa"). Essa também pode ser uma boa pista para descobrir o que realmente importa para você.
Se você costuma pensar nas coisas que não quer que aconteça, pergunte-se quais valores são importantes para você e o que te move a querer evitar essas situações. Depois escolha no que você quer focar neste dia.
Como eu quero me sentir neste dia?
Saber o que você valoriza ajuda a responder a essa questão. Pessoas que decidem valorizar mais o trabalho podem escolher que querem se sentir mais produtivas e criativas, ao passo que aquelas que dão mais peso à família podem preferir ser mais generosas e presentes.
Esse processo muda nosso foco para o que realmente podemos fazer para priorizar o que queremos (e não apenas ficar no que não queremos). Quando você decide se sentir mais saudável, vibrante, eficiente ou livre, por exemplo, isso começa a mudar a sua perspectiva sobre as coisas.
E isso vale até para os dias não produtivos. Se você estiver doente, decidir priorizar a saúde para se sentir melhor é uma boa maneira de aliviar a ansiedade por não poder trabalhar e resolver as tarefas que estavam programadas.