Web Content Viewer
ActionsPCBS-JuntosPelaSaudeMetaTags
ActionsDia do Amigo: influências da amizade na saúde
20 de julho é comemorado o Dia do Amigo. Saiba por que as amizades podem influenciar e beneficiar a nossa saúde.
Amizade, a relação que é essencial para a nossa jornada
Amizade é uma relação especial que nasce nas pessoas independente do sexo, da idade ou da origem. É um sentimento de empatia, afeto, proteção, carinho, lealdade, compreensão, ajuda mútua e que pode estar presente entre irmãos, casais, parentes e pessoas com diferentes vínculos.
A amizade não precisa nascer dos mesmos gostos ou vontades, ou acontecer em pessoas exatamente iguais, até porque é uma relação que acrescenta de alguma forma na vida da gente.
20 de julho, Dia do Amigo
Ter amigos é tão importante que até ganhou um dia especial para essa relação: 20 de julho. A data, que foi criada em 1969, vem ganhando cada vez mais importância nos dias de hoje e, parte disso, por conta dos benefícios à saúde que proporciona em cada um de nós.
Conheça alguns benefícios à saúde que a amizade pode proporcionar:
- Incentivo a práticas esportivas
Praticar atividades físicas com amigos torna tudo ainda melhor. Além da motivação, a diversão é garantida. Entre amigos, ninguém vai perder a hora, um encoraja o outro no momento da preguiça e é possível incentivar novos desafios e metas.
- Aumento da imunidade
Segundo pesquisas realizadas na Universidade de Chicago, as relações de amizade podem manter o corpo imune a certos problemas de saúde. Isso porque pessoas solitárias tendem a se sentir mais indefesas, o que pode provocar insônia, ansiedade e estresse.
- Coração mais saudável
Sim, as emoções positivas podem influenciar nos batimentos cardíacos! Segundo estudos do Centro Universitário Módulo, pessoas felizes apresentam um risco 22% menor de infartar ou de desenvolver outras doenças cardíacas; o estresse é um dos maiores fatores de risco para o surgimento dessas doenças e é por isso que a amizade faz tão bem ao coração.
- Fortalecimento das funções cerebrais
Pesquisadores constataram que as boas amizades podem ajudar no fortalecimento cerebral, quando nos referimos especificamente aos sinais de envelhecimento, contribuindo para exercitar a mente, melhorando a capacidade cognitiva e diminuindo o declínio cognitivo.
- Favorecimento da boa longevidade
As relações de amizade demonstram impacto no bem-estar e na saúde, favorecendo a nossa longevidade. Em 2010, estudiosos de Harvard concluíram que fortes laços de amizade mantém a saúde cerebral conforme envelhecemos.
A resposta para isso é que a solidão pode prejudicar a longevidade, considerando que pessoas solitárias apresentam maiores chances de terem hábitos que não são saudáveis.
Viu como as amizades são essenciais para a vida da gente? Por isso, valorize-as cada vez mais e procure fazer novos amigos!
Confira no Portal Viva a Longevidade uma lista com 8 músicas que falam sobre amizade.
Web Content Viewer
Actions- ${title}${badge}