Web Content Viewer
ActionsPCBS-JuntosPelaSaudeMetaTags
ActionsA importância do alongamento
A prática é fundamental para o bom funcionamento do corpo, que, além de prevenir lesões, proporciona mais agilidade e elasticidade.
O alongamento muscular é muito importante para manutenção da qualidade de vida, melhora da aptidão física e promoção de saúde. Trata-se de um tipo de exercício físico que tem como objetivo dar mais agilidade, elasticidade e aumento na amplitude do movimento muscular.
De acordo com o fisioterapeuta Felipe Gambetta Carmona, do Hospital Israelita Albert Einstein, a prática de exercícios de alongamento, assim como a realização de atividades físicas regulares promovem ganhos significativos na promoção de saúde e no bem-estar físico e mental.
“Os alongamentos são exercícios utilizados para o aumento da flexibilidade, que é uma capacidade individual e depende de fatores como: herança genética, sexo, idade, volume muscular e adiposo, além de fatores externos como o treinamento, temperatura ambiente entre outros”, afirma Carmona.
"Os alongamentos preparam a musculatura para exercer quaisquer movimentos, sem tensões desnecessárias", explica o professor da academia Fórmula, Robson Batista.
LEIA TAMBÉM: Dicas para conquistar uma rotina mais ativa e saudável
10 benefícios do alongamento
Até os mais sedentários podem melhorar sua saúde com os benefícios da prática do alongamento.
1. Aumenta a flexibilidade, deixando os movimentos mais soltos e leves e melhorando a aptidão física;
2. Alivia a tensão muscular responsável por dores nas costas, no pescoço e até dores de cabeça;
3. Relaxa o corpo e a mente, ajudando a aliviar o estresse;
4. Aumenta a consciência corporal, melhorando também a habilidade para aprender e executar movimentos finos;
5. Melhora a postura;
6. Previne lesões esportivas e as dores musculares após o exercício físico;
7. Previne tendinites e LER (lesão por esforço repetitivo);
8. Ativa a circulação sanguínea, diminuindo a ocorrência de cãibras;
9. Prepara o músculo para a atividade física;
10. Produz ótimos resultados no tratamento de dores na coluna.
Como fazer o alongamento
Cada posição de alongamento deve ser feita de 15 a 45 segundos, o ideal é que você faça um pré-aquecimento antes, como, por exemplo, uma caminhada de 5 minutos ou polichinelos antes de executar os exercícios de alongamento.
É importante iniciar o alongamento pelos músculos das costas, peitoral e posterior das coxas e glúteos, pois eles são os que contribuem mais intensamente na execução dos movimentos. Depois alongue os músculos das mãos, dedos e dos bíceps.
Sabia que existe um melhor horário para fazer exercícios? Veja AQUI
Cuidados na hora do alongamento
Ainda que seja considerada uma atividade de baixo impacto, existem alguns cuidados a serem tomados para não se machucar ou piorar algum problema já instalado no corpo ao praticar o alongamento.
Saiba quais são:
- O ideal é que o corpo esteja aquecido antes de começar o alongamento. Uma caminhada de 5 a 10 minutos já é suficiente;
- Se você não tem o hábito de fazer alongamento e não tem certeza dos movimentos corretos, busque ajuda de um profissional;
- Se você está com algum tipo de problema na coluna, lesão, dor ou se recuperando de alguma lesão, o ideal é também que você busque orientação e seja acompanhado por especialista;
- Mantenha a postura correta;
- Ao fazer os movimentos do alongamento, faça dentro do seu limite, não force, não sinta dor;
- Qualquer exercício físico deve ser feito com roupas confortáveis e que permitam os movimentos livres.