Z7_50MI0H42O0RI60QE8M28D428C6

Juntos pela Saúde | Bradesco Seguros

Z7_50MI0H42OOD770Q15S9JRD0LT6

Setembro Azul: Dia Nacional da Pessoa Surda

Você conhece o Setembro Azul, mês de conscientização e reflexão sobre a pessoa surda?

Setembro Azul é sobre respeito, inclusão e orgulho surdo!
 

No dia 26 de setembro, celebramos o Dia Nacional da Pessoa Surda, uma data que marca a luta por maior valorização, reconhecimento e direitos. Nesse mesmo dia, em 1857, foi fundado o Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES), no Rio de Janeiro, um marco histórico que simboliza o início da garantia de direitos educacionais e sociais para pessoas surdas no Brasil.
 

O termo Setembro Azul remete à fita azul que, durante a Segunda Guerra Mundial, foi usada para distinguir pessoas com deficiência auditiva. Hoje, esse símbolo foi ressignificado como emblema de luta, orgulho e de visibilidade da comunidade surda.
 

No Brasil, o mês de setembro também reúne outras datas importantes, como o Dia Internacional da Língua de Sinais (23 de setembro) e o Dia Internacional da Pessoa Surda e do Tradutor-Intérprete de Libras (30 de setembro), reforçando a pluralidade linguística e cultural da surdez.
 

A importância da data
 

O Dia Nacional da Pessoa Surda vem para reforçar um momento de reflexão sobre acessibilidade, respeito e empoderamento. É uma ocasião para renovar o compromisso com a inclusão.
 

Olhar para o futuro
 

Embora avanços legais e institucionais já estabelecidos sejam uma base importante, o caminho da inclusão requer ações constantes, como:
 

- Ensinar Libras desde o ensino básico e superior, além de cursos de formação;
 

- Capacitar profissionais e intérpretes de sinais;
 

- Investir em recursos acessíveis, como legendas automáticas, aplicativos de tradução e tecnologias assistivas;
 

- Promover o respeito à autonomia e à identidade da comunidade surda, reconhecendo sua cultura, língua e formas de comunicação.


Conclusão: um chamado à conscientização
 

O Setembro Azul nos convida a refletir sobre o papel de cada um na construção de uma sociedade mais inclusiva. Respeitar e valorizar a comunidade surda é promover igualdade e cidadania.

Construir uma sociedade mais acessível é uma tarefa de todos. Vamos fazer parte dessa mudança!

Tags:
    Compartilhe:
    Z7_50MI0H42O0RI60QE8M28D428C7
    Complementary Content
    ${loading}