Z7_50MI0H42O0RI60QE8M28D428C6

Juntos pela Saúde | Bradesco Seguros

Z7_50MI0H42OOD770Q15S9JRD0LT6

Maio Vermelho: a importância de prevenir as hepatites

A campanha “Maio Vermelho” nos recorda sobre a importância de prevenir a hepatite, inflamação que pode, muitas vezes, ser silenciosa e não apresentar sintomas até que se torne mais grave.

Com cores específicas, os meses do ano são associados às campanhas de conscientização e têm o objetivo de reforçar as ações de vigilância, prevenção e controle de diferentes condições de saúde.

Neste mês, a campanha “Maio Vermelho” nos recorda a importância de ter mais conhecimento e atenção acerca das hepatites.

A hepatite é uma doença que leva à inflamação do fígado, normalmente causada por vírus, podendo acontecer também como consequência do uso excessivo de medicamentos, consumo sem moderação de bebidas alcoólicas ou até como uma alteração autoimune.

 

Tipos de hepatite

 

A doença pode ser causada por diferentes tipos de vírus: HAV (hepatite A), HBV (hepatite B), HCV (hepatite C), HDV (hepatite D) e HEV (hepatite E). Os vírus da hepatite A, B e C são os principais responsáveis pelos casos da doença no país.

 

Como se transmite

 

A transmissão da hepatite pode ocorrer por meio do contato fecal-oral ou exposição ao sangue contaminado. Algumas formas comuns de contrair a doença incluem:

- Compartilhar seringas e itens de uso pessoal, como alicate e agulhas;

- Consumir alimentos ou água contaminados por fezes;

- Ter relações sexuais desprotegidas (sem o uso de preservativo);

- Contato com urina ou fezes de uma pessoa contaminada.

Outras formas de contaminação menos comuns são a transfusão sanguínea e da mãe para filho através do parto.

LEIA TAMBÉM: A importância da boa alimentação na saúde

 

Fique atento aos sinais

 

A hepatite na maioria das vezes pode ser uma condição silenciosa e os sintomas podem variar conforme o tipo de vírus. Normalmente, os indícios da hepatite se manifestam em sua fase aguda, quando ocorre:

- Dor de cabeça;

- Mal-estar;

- Cor amarelada na pele e nos olhos;

- Inchaço abdominal;

- Urina escura;

- Fezes claras;

- Náuseas e perda de apetite.

 

A importância do diagnóstico precoce

 

O diagnóstico pode ser feito através da avaliação dos exames de sangue. Após a confirmação, o médico indicará o tratamento mais adequado. Vale ressaltar que a hepatite é curável quando o portador segue corretamente as orientações médicas.

“Muitas pessoas não sentem nada na fase inicial da infecção. Principalmente nos casos de hepatite B e C, que causam o maior número de complicações, os sintomas só costumam aparecer quando a hepatite está avançada. Por isso, é importante fazer o teste”, ressalta a médica Lia Lewis Ximenez, chefe do Ambulatório de Hepatites Virais do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz). O diagnóstico precoce evita que a hepatite avance para complicações crônicas.

 

VOCÊ PODE SE INTERESSAR:  Cuidados com a saúde no inverno

 

Como se prevenir

 

Para se prevenir das hepatites, a vacinação é recomendada contra os tipos A e B da doença, adotar medidas de higiene, como lavar sempre as mãos, ingerir água tratada, usar preservativo em todas as relações sexuais e não compartilhar seringas e equipamentos de uso pessoal, como alicates, agulhas, entre outros.

 

A hepatite tem cura?

 

Na maior parte das vezes, sim. Porém, em alguns casos, quando o tratamento não é realizado corretamente, a hepatite pode evoluir com complicações do quadro.

O tratamento requer repouso, cuidados com a alimentação e hidratação. E, em alguns casos, também poderá ser prescrito o uso de medicamentos.

Tags:
    Compartilhe:
    Z7_50MI0H42O0RI60QE8M28D428C7
    Complementary Content
    ${loading}