Web Content Viewer
PCBS-JuntosPelaSaudeMetaTags
Cuidados com a saúde no inverno
Veja dicas importantes para garantir saúde, qualidade de vida e bem-estar no friozinho.
Basta a temperatura cair e os primeiros ventos gelados darem o ar da graça para sintomas como nariz entupido, boca rachada e pele ressecada começarem a surgir. Parece que assim que o inverno chega, traz junto consigo gripes e resfriados. Mas saiba que tomando alguns cuidados, é possível ter um inverno super saudável e delicioso!
“O que a gente orienta é que a pessoa se alimente bem e, uma vez tendo algum sintoma gripal, procure um médico. Porque alimentando bem e bebendo bastante líquido, o sistema imunológico tende a ficar mais eficaz no combate aos vírus e bactérias”, afirma o médico pneumologista, Robertson Rodrigues Pereira Junior.
Dicas para um inverno saudável
Atenção com as roupas e cobertores
Vamos começar pelo básico: o Brasil faz calor a maior parte do ano, então cobertores e casacos pesados passam bastante tempo no fundo do armário. Tirá-los de lá e colocá-los diretamente em contato com a pele podem desencadear uma baita alergia!
Antes de usá-los, o ideal é lavá-los e deixá-los secar ao sol, para remover ácaros e sujeiras acumuladas durante o tempo em que estiveram guardados.
Areje os ambientes
Deixar tudo bem fechado para manter o ambiente aquecido até parece uma boa ideia, mas não é! Sempre que possível, abra as janelas durante algumas horas do dia para renovar o ar do local.
Deixar as janelas sempre fechadas aumenta a chance do desencadeamento de doenças virais transmitidas pelo ar. Isso vale para a sua casa, escritório e até para o transporte público.
Dica: quando o ambiente estiver fechado, tente utilizar um umidificador, assim ajudará a evitar o ressecamento das vias aéreas.
Alimente-se bem
Como disse o Dr. Robertson, se alimentar bem garante que o organismo se torne mais eficaz no combate aos vírus. Portanto, uma alimentação rica e saudável é imprescindível, ainda mais em momentos como esse.
A vitamina C, por exemplo, encontrada em frutas como laranja, limão, morango, deve fazer parte da rotina diária, visto que ela exerce um papel fundamental no sistema de fortalecimento de defesa.
Este também é um excelente período para tomar sopas e caldos com bastante legumes e proteínas fortes, como agrião, couve, músculo, frango, batata, abóbora. Além de deixar o corpo bem quentinho!
LEIA TAMBÉM: Como transformar frutas, legumes e verduras em deliciosas comidas
Mantenha-se hidratado
Com a queda de temperatura, é normal que deixemos de ingerir água na quantidade indicada, isso porque associamos o consumo de água com o calor. Mas a falta de líquidos pode prejudicar o funcionamento do organismo.
Manter uma garrafa de água por perto pode ser uma solução prática. Outra boa dica é aumentar a ingestão de chás quentes, nos mais diferentes sabores: erva-doce, erva-cidreira, camomila, maçã, hibisco, hortelã. Além de garantir que você consuma cerca de 2 litros diários, ajuda a deixar seu corpo aquecido.
SAIBA MAIS: 7 maneiras de se hidratar além de beber água
Cuide bem da sua pele
E o cuidado com a hidratação não deve parar na ingestão de água e chás. No frio, o problema com ressecamento da pele e lábios torna-se recorrente.
Para evitar essa situação indesejada, podemos contar com a ajuda de cremes, óleos e hidratantes labiais, que repõem a hidratação das superfícies e criam uma barreira protetora contra o frio.
Lembre-se de aplicar esses produtos no corpo e lábios diariamente.
Um inverno livre de doenças
Nossas dicas não garantem que você vá passar um inverno sem um resfriado que seja, mas a melhor forma para evitar diversas doenças comuns no inverno e ter qualidade de vida é por meio dos hábitos saudáveis, cuidando bem da alimentação e da hidratação.
Conteúdo Relacionado
Web Content Viewer
- ${title}${badge}