Z7_50MI0H42O0RI60QE8M28D428C6

Juntos pela Saúde | Bradesco Seguros

Z7_50MI0H42OOD770Q15S9JRD0LT6

A importância do obstetra em uma gravidez saudável.

O dia 12 de abril celebra este profissional e sua importância para uma gestação saudável, para a mamãe e o seu bebê.

A obstetrícia é a especialidade médica responsável diretamente pelo acompanhamento e cuidado das gestantes ao longo da gravidez – antes, durante e depois do processo de parto, sempre prestando assistência médica aos recém-nascidos. São esses profissionais que estudarão, caso a caso, as necessidades para que a gestação corra tranquila e o parto seja bem-sucedido.

A palavra já tem um significado emblemático. A obstetrícia vem do latim “obstetrix” – derivada do verbo obstare, que significa "ficar ao lado". 

É essencial que a paciente e o médico desenvolvam um relacionamento de confiança e muito diálogo, onde se avaliam os riscos durante todo o período de gestação, parto e puerpério, como ressalta o ginecologista responsável pela área de Reprodução Humana da clínica Criogênesis, Dr. Renato de Oliveira. “No momento de definir o profissional, procure referências com amigos, familiares ou conhecidos. A empatia e a confiança nas recomendações do obstetra são fundamentais para um bom pré-natal”, destaca o especialista.

São as consultas e os exames realizados regularmente por este profissional que proporcionam à grávida uma previsão de como acontecerá o nascimento, os riscos da gravidez e o desenvolvimento fetal.  “As consultas com o especialista devem acontecer, de um modo geral, a cada 28 dias até 28 semanas, quinzenalmente até 35 semanas e semanalmente até o parto. Porém, cada caso deverá ser avaliado pelo médico. No momento de dar à luz, o obstetra estará junto à grávida, de modo a realizar todos os procedimentos necessários para um parto com o mínimo de riscos para a mãe e para o bebê”, explica.

Somente nas consultas de pré-natal que a futura mãe poderá ter todos os encaminhamentos para a realização dos exames, indispensáveis para diagnosticar e tratar patologias comuns na gravidez. Por isso, a abertura para tirar dúvidas com a equipe obstétrica e a troca de experiências com outras mães é tão importante.

Podemos concluir que, com informação, orientação e acompanhamento médico adequados, é possível passar com saúde, leveza e segurança pelas mudanças que ocorrem no corpo e na mente durante os nove meses de gestação.

Tags:
    Compartilhe:
    Z7_50MI0H42O0RI60QE8M28D428C7
    Complementary Content
    ${loading}