Web Content Viewer
ActionsPCBS-JuntosPelaSaudeMetaTags
ActionsAgosto Dourado: mês do aleitamento materno
A amamentação e o vínculo materno possuem benefícios para a prevenção de infecções, promoção da saúde e do desenvolvimento da criança. Saiba mais sobre o Agosto Dourado e sua importância.
Agosto dourado é o mês dedicado à conscientização da importância do leite materno como vital para bebês e recém-nascidos. A recomendação mundial é que este alimento padrão ouro seja oferecido com exclusividade até os 6 meses e complementado com adição de alimentos variados até os 2 anos ou mais.
A amamentação e o vínculo materno possuem benefícios para a prevenção de infecções, promoção da saúde e do desenvolvimento da criança.
Por que Dourado?
A cor escolhida para marcar este importante mês foi o dourado, pois o aleitamento materno é considerado alimento padrão ouro para bebês e recém-nascidos, ou seja, essencial.
A amamentação é tida como o maior investimento para salvar vidas infantis, melhorar a saúde e, assim, o desenvolvimento social e econômico das nações. Portanto proteger, promover e apoiar, são estratégias necessárias para que as mães ofereçam o aleitamento aos seus filhos durante o maior tempo que puderem, atendendo, dessa forma, as suas necessidades nutricionais.
LEIA TAMBÉM: A importância do obstetra em uma gravidez saudável
Proteção para bebês e recém-nascidos
É através da amamentação que bebês e recém-nascidos recebem os nutrientes essenciais para que possam se desenvolver de forma saudável. Ali, se suprem essencialmente com os anticorpos da mãe, protegendo o organismo contra diarreia, infecções e doenças respiratórias.
Estudos demonstram que as crianças que recebem o aleitamento materno, tem menor índice para desenvolver diabetes e obesidade, mesmo depois que pararam de mamar.
Além de um imenso vínculo de amor e afeto entre mãe e bebê, a amamentação também é capaz de promover um exercício durante o ato de sugar, estimulando uma massagem facial essencial para o bom desenvolvimento dos dentes, para a boa deglutição e o estímulo da fala.
Proteção para as mães
O aleitamento também protege as mães. De acordo com estudos, a produção de leite e a amamentação são capazes de trazer muitos benefícios à saúde da mulher, como a redução de incidência dos cânceres de mama, ovário e endométrio, além de doenças cardiovasculares e osteoporose.
Com todos esses benefícios, o aleitamento materno precisa não apenas ser estimulado, como também comemorado!