Juntos pela Saúde | Bradesco Seguros

Peito de chester ao molho de laranja

Pouca gordura e muito sabor em sua ceia

13 horas

8 porções

13 horas min

8 porções porções

“Natal é uma época onde as pessoas acabam consumindo mais alimentos ricos em gordura. Quando não é na refeição principal, nas entradas ou na sobremesa. Para o prato principal, indico o peito de chester por ser uma carne um pouco mais magra, com menos gordura saturada. O sal de ervas como tempero ajuda a diminuir as quantidades de sódio, que provoca retenção de líquido. Uma refeição rica em proteínas, antioxidantes, e pouco sal", afirma a nutricionista Lara Natacci, pós-doutoranda em Nutrição da USP.

 

“Como entrada, sementes oleaginosas típicas da época, como nozes e castanhas, são ricas em antioxidantes, selênio, que é um mineral importante para o sistema imunológico, e gorduras monoinsaturadas, que são as gorduras boas. Para a sobremesa, vale aproveitar as frutas da estação, como ameixa, pêssego e nectarina.”

 

Confira a receita que Natacci desenvolveu especialmente para quem quer manter a saúde nesta época do ano:

 

Ingredientes:

1 copo de suco de laranja (250 ml)

1 copo de limonada - suco de 2 limões misturado com água (250 ml)

1 cebola ralada

1 dente de alho

1 colher de sopa de azeite de oliva

1 folha de louro

2 colheres de chá de sal de ervas e especiarias (ver receita abaixo)

1 peito de chester

Peito de chester ao molho de laranja

Modo de preparo

Sal de ervas:

Bata no liquidificador ½ xícara de sal grosso com 1 colher de sopa dos seguintes temperos desidratados: cebolinha, salsinha, orégano, alecrim. Na mistura já batida, adicione 1 colher de chá de cúrcuma e 1 colher de chá de gengibre em pó. Guarde em uma vasilha tampada, você pode usar por 3 meses.

Coloque todos os temperos em uma vasilha, junto com o suco de laranja e o de limão. Faça vários pequenos furos no chester com uma faca pontuda e deixe-o mergulhado neste tempero por cerca de 12 horas. Coloque o chester em uma assadeira, despeje metade do molho por cima dele, juntamente com o azeite de oliva, e asse em forno médio coberto por papel alumínio por 40 minutos. Na metade do tempo, regue com o molho restante. Após os 40 minutos, tire o papel alumínio, volte a regar e deixe no forno até dourar.

Tags:
    Compartilhe:
    Complementary Content
    ${loading}