Juntos pela Saúde | Bradesco Seguros

Bolo de chocolate sem açúcar

Quem tem diabetes sabe que evitar alimentos doces faz parte das restrições. Mas e quando bate a vontade de um docinho? Esta receita deliciosa e nutritiva de bolo de chocolate pode ser uma opção.

60 min

10 porções

60 min min

10 porções porções

Esta receita de bolo de chocolate sem açúcar, desenvolvida pela nutricionista Natália Piovesan, não funciona só por ser gostosa e matar a vontade de ingerir doces, mas também para ser nutritiva e saciar a fome.

 

Seus principais ingredientes são prova disso. O cacau 100% é um potente antioxidante capaz de prevenir o envelhecimento precoce e, por conter triptofano (precursor da serotonina, que é o hormônio do prazer), pode melhorar o humor, controlar o estresse e a ansiedade. A base da massa desse bolo é feita a partir de farelo de aveia, um carboidrato de baixo índice glicêmico que, por ser rico em fibras tem absorção lenta, prolonga a sensação de saciedade.

 

“Diabéticos devem dar preferência a esses carboidratos, uma vez que a resposta glicêmica é reduzida perante este consumo. Esse fato se dá devido à presença de fibras conhecidas como fibras solúveis, que tem o poder de absorver água no intestino e formar um gel que minimiza a ação das enzimas digestivas. Esse gel também melhora o trânsito intestinal e participa do fortalecimento do sistema imune”, afirma Piovesan.

 

O sabor adocicado da receita fica por conta do eritritol, um adoçante natural sem gosto amargo bastante parecido com o açúcar comum, mas sem calorias e reconhecido como uma opção segura para os diabéticos segundo a Organização Mundial da Saúde.

 

A nutricionista também alerta para a necessidade de seguir a receita à risca na escolha do leite desnatado: “Pessoas diabéticas devem buscar sempre laticínios desnatados, já que os integrais possuem maior concentração de gorduras saturadas, capazes de contribuir para o desenvolvimento de doenças cardíacas, que são algumas das principais consequências do diabetes".

 

Ingredientes da massa

- 4 ovos inteiros

- 6 colheres de sopa de cacau 100% em pó

- 1/2 xícara de chá de óleo de girassol

- 2 xícaras de chá de farelo de aveia

- 1 xícara de chá de eritritol

- 1/2 xícara de chá de água

- 1 colher de sopa de fermento químico

 

Ingredientes da cobertura

- 1 xícara de chá de leite em pó desnatado

- 1/2 xícara de chá de eritritol

- 2 colheres de sopa de cacau 100% em pó

- 1/2 xícara de água quente

Bolo de chocolate sem açúcar

Modo de preparo da massa

- No liquidificador, bata as gemas (separe as claras e bata em neve), o óleo, o eritritol e a água até a mistura ficar homogênea;

- Adicione essa mistura aos ingredientes secos (cacau e farelo de aveia). Misture com uma espátula, não precisa bater;

- Por fim, adicione as claras em neve e o fermento. Mexa devagar até formar bolhas;

- Transfira a massa para uma forma untada com óleo e asse por 40 minutos a 180°C;

- Tire do forno, deixe esfriar e desenforme.

Modo de preparo da cobertura

- Bata todos os ingredientes no liquidificador por 3 minutos e leve ao fogo até engrossar (deixe em fogo baixo e mexa constantemente para não grudar);

- Espalhe a calda por cima do bolo e, se quiser, finalize com um pouco de chocolate zero açúcar ralado.

Tags:
    Compartilhe:
    Complementary Content
    ${loading}