Z7_50MI0H42O0RI60QE8M28D428C6

Juntos pela Saúde | Bradesco Seguros

Z7_50MI0H42OOD770Q15S9JRD0LT6

Enfermagem: uma profissão essencial para a sociedade

Enfermagem, uma profissão que tem como missão o cuidado e o comprometimento com a saúde da população.

Eles estão na linha de frente das epidemias, agindo com determinação para salvar vidas nas emergências e servindo nas missões de áreas carentes. Os enfermeiros atuam com verdadeira paixão pela profissão em qualquer ambiente: hospitais, ambulatórios, prontos-socorros, laboratórios ou situações imprevisíveis.

Quando visitamos a história, nos damos conta que a prática da enfermagem é muito antiga, mas da forma como a conhecemos nos dias de hoje. Ela teve sua origem no século XIX pelas mãos de Florence Nightingale, uma jovem de origem britânica que se tornou famosa por sua atuação extraordinária com os feridos da Guerra da Crimeia.

 

A fundação da primeira Escola de Enfermagem

 

Graças aos seus esforços, Florence Nightingale conseguiu fundar a primeira Escola de Enfermagem no Hospital St. Thomas em Londres, no ano de 1860 - um passo essencial para a Enfermagem Contemporânea.

Foi através do primoroso trabalho de Florence que se desenvolveram os fundamentos básicos da enfermagem, práticas essas que são utilizadas até os dias de hoje. Um dos conceitos centrais desse pilar da saúde é que o paciente interaja com o ambiente, para que, durante essa troca o tratamento evolua integrando também suas redes de apoio.

LEIA TAMBÉM: Dia Mundial da Saúde e sua importância

 

Anna Nery e a enfermagem no Brasil

 

Aqui no Brasil a personagem que mais se destacou no pioneirismo da nossa enfermagem foi Anna Nery, que atuou salvando inúmeras vidas durante a Guerra do Paraguai.

A primeira escola de enfermagem no Brasil foi fundada em 1923 e utilizava os mesmos moldes de ensino de enfermagem científica criada na Inglaterra. O nome da escola foi dado em homenagem a Anna Nery. 

 

O cenário da enfermagem nos dias de hoje

 

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), existem cerca de 28 milhões de enfermeiros em todo o mundo. Hoje, a profissão que é bastante requisitada, é marcada por uma série de inovações tecnológicas.

Um exemplo é a tecnologia wearable, que permite a monitoração de parâmetros biológicos em tempo real e com alta precisão. Avanços como esse permitirão que os profissionais de enfermagem possam focar ainda mais num tratamento macro e de excelência.

Tags:
    Compartilhe:
    Z7_50MI0H42O0RI60QE8M28D428C7
    Complementary Content
    ${loading}