1 Semana
Semana 01
Tudo bem?
Seu período menstrual terminou e os ovários estão trabalhando a todo vapor. Daqui a uma semana, eles vão liberar um óvulo maduro, que aguardará, na trompa, a chegada do espermatozoide para ser fertilizado. A partir daí, se dá início ao maior espetáculo da natureza: um futuro bebê começará a se desenvolver.
10 semanas
10 semanas
Seu bebê é do tamanho de um morango;
Processo: Sistemas integrados e formados;
Peso aproximado: 3 g;
Tamanho: 2 a 3 cm;
Dias de gravidez: 70 dias
O desenvolvimento do bebê com 10 semanas de gestação, que equivale a 3 meses de gravidez, pode ser visto no exame de ultrassonografia. A cabeça ainda é grande em relação ao corpo, os olhos que ainda estão muito separados começam a se aproximar e estão cobertos pelas pálpebras. Além disso, os músculos do rosto do bebê que permitem sugar e mastigar começam a ser desenvolvidos.
A estrutura do cérebro já está formada, mas as células continuam se multiplicando. As orelhas começam a deslocar-se para a posição ideal, as pálpebras estão colocadas, o diafragma está completo e o bebê faz movimentos respiratórios.
O pescoço alongou-se, permitindo que o bebê vire a cabeça para frente e para os lados. O sexo do bebê ainda não está definido porque os órgãos genitais, ovários ou testículos, ainda não estão completamente desenvolvidos, mas as características femininas e masculinas começam a se revelar. Os dedos dos pés e das mãos já encontram-se devidamente separados e apesar do bebê já se movimentar muito, a mãe ainda não deverá sentir.
Além disso a placenta além de permitir a circulação de alimentos ajuda a evitar que substâncias prejudiciais cheguem ao bebê, fazendo o papel de um filtro.
Preste atenção. Neste momento, as orelhas do seu bebê ficam na parte inferior da cabeça, mas elas vão se deslocar para o local certo à medida que a cabeça crescer.
Busca da visão. Os olhos do seu pequeno também estão se desenvolvendo. A estrutura óptica básica está no lugar e as pálpebras estão começando a cobrir os olhos, os quais ainda se encontram nas duas laterais da cabeça.
Dente completinho. O primeiro dente do bebê não vai romper as gengivas até vários meses após o nascimento, mas os minúsculos dentes de leite já estão começando a se formar.
11 semanas
11 semanas
Seu bebê é do tamanho de um tomate cereja;
Processo: Boceja e se movimenta;
Peso aproximado: 9 g;
Tamanho: 5 cm;
Dias de gravidez: 77 dias.
Em relação ao desenvolvimento do feto com 11 semanas de gestação, seus olhos e suas orelhas podem ser facilmente observados numa ultrassonografia, mas ele ainda não consegue ouvir nada porque as ligações do ouvido interno com o cérebro ainda não estão completas, além disso, as orelhas começam a se deslocar para a região lateral da cabeça.
Os olhos já tem o cristalino e um esboço da retina, mas mesmo que as pálpebras se abram, ainda não poderia ver a luz, pois o nervo ótico ainda não se desenvolveu o suficiente. Nessa fase, o bebê experimenta novas posições, mas a mãe ainda não consegue sentir o bebê mexer.
A boca pode abrir e fechar, mas é difícil dizer a partir de que momento o bebê começa a sentir os sabores, o cordão umbilical está completamente desenvolvido, fornecendo nutrientes para o bebê assim como a placenta, e os intestinos que antes estavam dentro do cordão umbilical, agora já entram na cavidade abdominal do bebê.
Além disso, o coração do bebê já começa a bombear sangue por todo o organismo por meio do cordão umbilical e os ovários/ testículos já se encontram desenvolvidos dentro do corpo, mas ainda não é possível saber o sexo do bebê porque a região genital ainda não está formada.
A cabeça do seu bebezinho tem quase a metade do comprimento do corpo, o que mostra a rapidez com que o seu pequeno gênio está crescendo.
O coração do seu pequeno está batendo ferozmente há semanas, mas só agora ficou alto o suficiente para ouvir. O coração de um feto bate duas vezes mais rápido do que o seu, entre 120 a 160 batimentos por minuto. O coração tornou-se uma estrutura de quatro câmaras ao longo do último mês, embora algumas das paredes divisórias não fiquem completas até após o nascimento.
Uma fina camada de pele vem se formando sobre o corpo do seu bebê durante as últimas semanas. Outra camada se transformará em unhas dos dedos das mãos e dos pés.
12 semanas
12 semanas
Seu bebê é do tamanho de um limão;
Processo: Bebê completamente formado;
Peso aproximado: 14 g;
Tamanho: 6,3 cm;
Dias de gravidez: 84 dias.
Com 12 semanas de gestação, o coração do bebê já trabalha, as estruturas externas do ouvido começam a deslocar-se para do pescoço para os lados da cabeça, sendo que os ouvidos médios e internos estão já formados.
Os ovários ou testículos desenvolvem-se dentro do corpo, mas o sexo do bebê ainda não é visível do exterior, porque os genitais ainda não estão formados.
O bebê passa maior parte do tempo em posição fetal, mas já é muito ativo e apesar da mãe ainda não se aperceber, ele já se começa a mexer, assim como a abrir e fechar a boca e engolir líquido amniótico. Embora os membros sejam ainda muito curtos, estes primeiros movimentos estimulam o seu crescimento e fortalecimento.
De pequenos leitos ungueais estão nascendo as unhas, então prepare o cortador de unhas. Muitos bebês nascem com unhas compridas que precisam ser aparadas logo após o parto.
O período realmente crítico para o desenvolvimento do seu pequeno está chegando ao fim. Até o final desta semana, todas as partes do corpo estarão lá; até mesmo os órgãos sexuais já se desenvolveram (embora seja cedo para determinar se você está grávida de uma menina ou de um menino).
Na 12ª semana, as pálpebras estão formadas e se fecharão. Elas permanecerão unidas até o final do segundo trimestre de gravidez.
13 semanas
13 semanas
Seu bebê é do tamanho de uma ameixa;
Processo: Ouve-se o coração através de ecografia;
Peso aproximado: 28,5 g;
Tamanho: 6,6 a 10 cm;
Dias de gravidez: 91 dias.
O desenvolvimento do feto às 13 semanas de gestação mostra que:
As mãos e os pés estão devidamente formados, mas ainda precisam amadurecer nas semanas seguintes. As articulações e os ossos estão ficando cada vez mais rígidos, assim como os músculos.
A bexiga do bebê está funcionando adequadamente, e o bebê faz xixi a cada 30 minutos, aproximadamente. Como a urina fica dentro da bolsa, a placenta é a responsável por eliminar todos os resíduos.
Uma pequena quantidade de glóbulos brancos são produzidos pelo bebê, mas ele ainda precisa dos glóbulos da mãe, que são passados através da amamentação, para se defender contra infecções.
O sistema nervoso central do bebê está completo mas ainda irá se desenvolver até cerca de 1 ano do bebê.
O bebê está mais parecido com um bebê recém-nascido e numa ecografia pode-se observar suas expressões faciais. Neste caso um ultrassom 3D é o melhor pois permite ver maiores detalhes do bebê.
Agora que seu bebê desenvolveu todas as estruturas essenciais do corpo, os órgãos estão trabalhando bastante. O fígado secreta bile, o pâncreas produz insulina e os rins formam a urina para transportar resíduos para fora (para o líquido amniótico). Os intestinos do seu pequeno, que parcialmente residiam no cordão umbilical, se mudaram para o abdômen, agora que há espaço suficiente para acomodá-los.
O bebê agora tem aproximadamente o tamanho de uma ameixa grande, pesando menos de 28 g e medindo de 6,6 a 10 cm. A cabeça ocupa metade desse comprimento, graças ao desenvolvimento do cérebro. Ao longo dos próximos meses, o corpo vai crescer a uma velocidade incrível para acompanhar a cabeça. Quando o bebê nascer, a cabeça terá apenas 1/4 do comprimento total do corpo.
14 semanas
14 semanas
Seu bebê é do tamanho de um pêssego;
Processo: Placenta funcionando completamente;
Peso aproximado: 56 g;
Tamanho: 8cm a 10 cm;
Dias de gravidez: 98 dias.
Com 14 semanas, o feto está completamente formado, mas precisa crescer e desenvolver todos os órgãos e sistemas. Já é capaz de movimentar-se, mas a mãe ainda não vai senti-lo.
As unhas estão começando a crescer nos dedos das mãos e dos pés e já tem as impressões digitais. É capaz de já ter algum cabelo, sobrancelhas, assim como finos pelos no corpo (lanugo). Os órgãos sexuais estão em desenvolvimento e os médicos podem ser capazes de dizer se é um menino ou menina através da ultrassonografia.
Quanto ao sistema de apoio para o desenvolvimento do bebê, a placenta está se desenvolvendo com rapidez, garantindo a quantidade ideal de vasos sanguíneos para fornecer todo o alimento de que o bebê precisa. O cordão umbilical já está desenvolvido e transporta alimento e sangue rico em oxigênio para o bebê, para além de levar os resíduos e o sangue pobre em oxigênio do bebê para a placenta.
Normalmente essa é a última semana indicada para fazer a medição da translucência nucal. Através da ultrassonografia, o médico realizará um exame mais pormenorizado para detectar sinais de Síndrome de Down e outras doenças. Caso a mãe tenha mais que 35 anos ou possua histórico de doenças genéticas na família, pode ser indicada a amniocentese entre a 15ª e a 18ª semana de gravidez.
A boca do seu bebê pode abrir e fechar e está começando a fazer movimentos de engolir e chupar. Esses pequenos músculos faciais estão se exercitando de verdade!
O esôfago, a traqueia, a laringe e as cordas vocais estão todos preparados e prontinhos para aquele primeiro grito após o nascimento.
Neste momento, os olhos se moveram para o lugar certo na parte superior do rosto, e as orelhas se moveram do pescoço para os lados da cabeça. As mandíbulas já estão completas há algum tempo, e o palato agora está se "fechando" da frente para trás.
15 semanas
15 semanas
Seu bebê é do tamanho de uma laranja;
Processo: Ouve os sons do corpo da mãe;
Peso aproximado: 57 g;
Tamanho: 10cm a 11,4 cm;
Dias de gravidez: 105 dias.
No desenvolvimento do feto com 15 semanas de gestação as articulações estão completamente formadas, e ele possui bastante espaço para se mexer e por isso é muito comum que ele mude de posição frequentemente, e isto pode ser observado num ultrassom.
O bebê abre a boca e engole o líquido amniótico e vira-se na direção de qualquer estímulo próximo a sua boca. O corpo do bebê é mais proporcional com as pernas mais longas que os braços, e a pele é muito fina permitindo a visualização dos vasos sanguíneos. Apesar de nem sempre ser possível sentir, o bebê pode ter soluços ainda na barriga da mãe.
A pontas dos dedos estão proeminentes e dos dedos da mão ainda são curtos. Os dedos estão separados e o bebê pode mexer um dedo de cada vez e até mesmo chupar o polegar. O arco do pé começa a se formar, e o bebê consegue segurar os pés com as mãos, mas não consegue levá-los à boca.
Os músculos da face desenvolveram-se o suficiente para o bebê fazer caretas, mas ele ainda não consegue controlar suas expressões. Além disso, os ossos do ouvido interno do bebê já estão desenvolvidos o suficiente para que o bebê escute o que a mãe fala, por exemplo.
O padrão de cabelo do seu bebê é estabelecido nesta semana, mas isso não é garantia de que ele vá nascer com uma cabeça cheia de cabelos. Pelos ultrafinos e macios, chamados de lanugo, também estão aparecendo em todo o corpo do seu pequeno. Esse pelo felpudo protege a delicada pele do líquido amniótico e, geralmente, desaparece imediatamente antes ou após o nascimento.
Debaixo desse lanugo há uma fina camada de pele através da qual é possível ver vasos sanguíneos que já transportam o sangue. O desenvolvimento da boca continua e o rosto do bebê pode se mover mais e mais.
16 semanas
16 semanas
Seu bebê é do tamanho de uma pera;
Processo: Capaz de coordenar os movimentos;
Peso aproximado: 85 g;
Tamanho: 11,4 a 12,1 cm;
Dias de gravidez: 112 dias.
Nesta semana, os órgãos já se encontram formados, mas ainda estão se desenvolvendo e maturando. No caso das meninas, os ovários já estão produzindo óvulos e, por volta da 16ª semana, podem existir até 4 milhões de óvulos já formados. Este número aumenta até por volta das 20 semanas, quando atinge perto dos 7 milhões. Depois, os óvulos vão diminuindo até que durante a adolescência a menina tem apenas 300 a 500 mil.
O batimento cardíaco é forte e os músculos estão ativos, e pele torna-se mais rosada, ainda que ligeiramente transparente. As unhas também começam a surgir e é possível observar todo o esqueleto.
Nesta semana, mesmo estando recebendo todo o oxigênio que precisa através do cordão umbilical, o bebê começa a treinar os movimentos de respiração para incentivar ainda mais o desenvolvimento dos pulmões.
Graças ao fortalecimento dos músculos, seu pequeno está trabalhando para levantar a cabeça e pescoço a partir da posição curvada.
Nesta semana, o bebê geralmente movimenta ferozmente os bracinhos e as perninhas. Em algum momento entre agora e a 20ª semana, você talvez consiga sentir o movimento pela primeira vez. Dito isso, o seu pequeno ainda é muito pequeno mesmo, com cerca de 11,5 a 12 cm de comprimento e pesando pouco menos de 85 g, e o amortecimento do líquido amniótico pode fazer com que ainda seja difícil sentir o movimento.
17 semanas
17 semanas
Seu bebê é do tamanho de um tomate;
Processo: Ouve os sons exteriores do corpo da mãe;
Peso aproximado: 142 g;
Tamanho: 15,2 cm;
Dias de gravidez: 119 dias.
O desenvolvimento do bebê com 17 semanas de gestação, que são 4 meses de gravidez, é marcado pelo início do acúmulo de gordura que será importante para a manutenção do calor e por ele já ser maior que a placenta.
Em relação ao desenvolvimento do feto com 17 semanas de gestação este apresenta lanugo macio e aveludado por todo o corpo e a pele é muito fina e frágil. Os pulmões apresentam traqueia, brônquios e bronquíolos, mas os alvéolos ainda não se formaram e o sistema respiratório só deve estar totalmente formado às 35 semanas de gestação.
O bebê já sonha e o esboço dos primeiros dentes começa a aparecer no osso maxilar. O cálcio começa a ser depositado nos ossos tornando-os mais fortes e além disso, o cordão umbilical se torna mais forte.
Apesar do bebê poder se mexer muito, a mãe pode ainda não conseguir sentir, principalmente se for a primeira gravidez. Nessa semana você já pode decidir que quer saber o sexo do bebê e informar o médico sobre a sua escolha, porque no ultrassom já será possível observar os testículos ou a vulva.
Boas reações. Seu pequeno tem trabalhado em dois reflexos básicos há algumas semanas: a sucção e a deglutição. Até o momento de o bebê nascer, ele terá quase todos os mesmos reflexos que você tem.
Menino ou menina? Se você estiver esperando uma menina, um conjunto especial de tecidos está se desenvolvendo e se transformando no útero e na vagina. Se um menino estiver a caminho, esses mesmos tecidos seguem por um caminho diferente: o pênis se formou e a próstata está começando a tomar forma. As células secretoras de testosterona recém-formadas são fundamentais nesses desenvolvimentos.
18 semanas
18 semanas
Seu bebê é do tamanho de uma batata-doce;
Processo: Movimentos da respiração;
Peso aproximado: 200 g;
Tamanho: 14cm a 18cm;
Dias de gravidez: 126 dias.
O desenvolvimento do bebê com 18 semanas de gestação, que é o final do 4º mês de gravidez, é marcado por movimentos cada vez mais percebidos dentro da barriga da mãe. Embora sejam ainda muito sutis, pode ser possível sentir chutes e mudanças de posição, tranquilizando a mãe. Normalmente nesta fase já é possível saber se é menino ou menina através da ultrassonografia.
O desenvolvimento fetal com 18 semanas de gestação é evidenciado pelo seu desenvolvimento auditivo, onde já se pode escutar os batimentos cardíacos da mãe e o ruído causado pela passagem de sangue pelo cordão umbilical. Daqui a pouco tempo, já será capaz de escutar a voz da mãe e do meio a sua volta devido ao rápido desenvolvimento do cérebro, que já começa a decifrar sentidos como tato e audição. Outras alterações importantes são:
Olhos são mais sensíveis à luz, fazendo com que o bebê responda com movimentos ativos a estímulos vindos do meio externo.
Tórax do bebê já simula o movimento da respiração, mas ele ainda continua engolindo apenas líquido amniótico.
Impressões digitais começam a desenvolver-se através do acumulo de gordura nas pontas dos dedos das mãos e dos pés, que posteriormente serão transformadas em linhas onduladas e únicas.
Intestino grosso e muitas glândulas digestivas estão se desenvolvendo cada vez mais. O intestino começa a formar o mecônio, que são as primeiras fezes. O feto engole o líquido amniótico, que passará pelo estômago e intestino, sendo em seguida, combinado com células mortas e secreções para formar o mecônio.
Normalmente entre as 18 e as 22 semanas de gestação, é realizada um ultrassom para acompanhar detalhadamente o crescimento e o desenvolvimento do bebê, verificar a existência de possíveis malformações, avaliar a placenta e o cordão umbilical e confirmar a idade do bebê.
Se ainda não se sabe se é menino ou menina, normalmente na ultrassom feita a partir desta semana, já se consegue identificar pois o órgão genital feminino, o útero, os ovários e as tubas uterinas já estão no lugar certo.
Nesta semana, o seu pequeno está desenvolvendo a sua característica mais marcante: impressões digitais. Almofadinhas de gordura que se acumulam nas pontas dos dedos das mãos e pés se transformarão em redemoinhos que só ele tem.
O sistema digestivo em desenvolvimento do seu bebê vem passando por ritmos distintos há várias semanas. O feto engole líquido amniótico, que faz o seu caminho através do estômago e intestinos. Em seguida, esse fluido combina-se agora com as células mortas e as secreções no intestino para formar o mecônio. O mecônio é uma substância preta e grossa que você verá durante a primeira troca de fraldas.
19 semanas
19 semanas
Seu bebê é do tamanho de uma manga;
Processo: Sons mais aparentes;
Peso aproximado: 200g a 225g;
Tamanho: 18 cm;
Dias de gravidez: 133 dias.
Com 19 semanas, o rosto do bebê está em contínuo desenvolvimento e uma pequena camada de pelos macia passa a cobri-lo. As sobrancelhas e cílios começam a crescer e as pálpebras já estão formadas, mas os olhos do bebê ainda não estão abertos, apesar de já ser capaz de perceber a luz intensa fora do útero. O cabelo começa a nascer, mas a cor e a textura podem alterar após o nascimento.
O bebê já começa a engolir o líquido amniótico, os rins continuam a produzir urina e as papilas gustativas começam a formar-se na língua. As células nervosas que já existem aumentam de tamanho e formam conexões mais complexas, mas a sua produção começa a diminuir.
À medida que os minúsculos ossos no interior dos ouvidos endurecem, o bebê começa a ouvir sons como os batimentos cardíacos, a voz e os ruídos das entranhas da mãe. Os pulmões do bebê estão crescendo e o tórax já realiza os movimentos da respiração. É capaz de fechar as mãos se elas se tocarem e já tem unhas pequenas.
Caso seja uma menina, ela já possui o sistema reprodutivo estabelecido com órgão genital, útero, trompas de Falópio e aproximadamente 6 milhões de óvulos primitivos nos ovários. Quando o bebê nascer, esse número será reduzido para 1 milhão e já não produzirá mais óvulos durante toda a vida.
Para o cérebro é uma fase muito importante pois irá desenvolver os sentidos, designando áreas específicas para o paladar, olfato, tato, audição e visão.
Mais óvulos. Se você estiver esperando uma menina, o pequeno sistema reprodutor dela já está bem estabelecido. A vagina, o útero e as trompas de Falópio estão todos no lugar e os ovários contêm mais de seis milhões de óvulos primitivos. Quando ela nascer, esse número terá diminuído para cerca de um milhão.
É um menino Se você for ter um menino, os testículos dele se formaram e têm secretado testosterona desde aproximadamente a 10ª semana de gravidez. A genitália externa, que se tornou masculina no primeiro trimestre, continua a crescer.
Segunda pele. Mais ou menos neste ponto, a pele começa a produzir uma camada de cera chamada vérnix caseoso. Feito de óleos secretados pela pele, células mortas e lanugo (o pelo fino que cobre o corpo), o vérnix protege a pele do seu pequeno dos efeitos de flutuar no líquido amniótico. A maior parte dele desaparecerá antes do nascimento, mas bebês prematuros nascem muitas vezes com um monte de vérnix.
2 Semanas
2 semanas
Seu período menstrual terminou e os ovários estão trabalhando a todo vapor.
20 semanas
20 semanas
Seu bebê é do tamanho de um pimentão;
Processo: O topo o útero está no umbigo;
Peso aproximado: 210g a 225g;
Tamanho: 21,5 cm;
Dias de gravidez: 140 dias.
Quanto ao desenvolvimento do bebê com 20 semanas de gestação é esperado que sua pele esteja vermelho-clara e um pouco de cabelo pode aparecer na cabeça. Alguns órgãos internos estão se desenvolvendo rapidamente, mas os pulmões ainda estão imaturos e as pálpebras ainda estão fundidas e por isso não consegue abrir os olhos.
Braços e pernas já estão mais desenvolvidos e pode-se observar uma fina sobrancelha, através do exame de ultrassom morfológico que deve ser feito, idealmente, entre as 20 e as 24 semanas de gestação. Saiba tudo sobre o ultrassom morfológico aqui.
Os rins já produzem cerca de 10 ml de urina por dia, e o desenvolvimento cerebral agora está relacionado com os sentidos do gosto, olfato, audição, visão e tato. Agora o batimento cardíaco já é mais forte e pode ser ouvido com um estetoscópio colocado sobre o útero. Os sistema nervoso do bebê está mais desenvolvido e ele já consegue coordenar pequenos movimentos com as mãos, consegue agarrar o cordão umbilical, rolar e virar-se dentro da barriga.
Você poderia colocar esse pequeno na palma da sua mão.Nesta semana, seu bebê está completamente coberto pelo vérnix, a substância cremosa que protege a pele delicada do líquido amniótico.
O cérebro do bebê tem trabalhado horas extras para desenvolver os centros nervosos dedicados aos sentidos. à medida que esses nervos ganham vida, o pequeno fica mais sensível aos movimentos da mãe, aos sons no ambiente e até mesmo ao sabor do líquido amniótico.
Sentiu o soluço? Além de sentir o bebê rolar, mergulhar e chutar, você também pode sentir espasmos rítmicos. A maioria dos bebês tem soluços no útero, possivelmente devido ao diafragma imaturo tendo espasmos. Não há necessidade de se preocupar,–isso não causa nenhum dano.
Este novo cabelo não é o lanugo; agora é de verdade. Mas a maior parte dele vai cair cerca de duas semanas após o nascimento. Em outro lugar na cabeça do seu bebê, os ossos do ouvido interno estão agora totalmente formados e o nariz está começando a tomar forma.
21 semanas
21 semanas
Seu bebê é do tamanho de uma banana;
Processo: Língua e papilas gustativas;
Peso aproximado: 283g a 370g;
Tamanho: 23 cm;
Dias de gravidez: 147 dias.
Em relação ao desenvolvimento do feto com 21 semanas de gestação, pode-se observar que os pequenos vasos sanguíneos transportam sangue sob a pele que é muito fina, e por isso a pele do bebê é muito rosada. Ele ainda não tem muita gordura armazenada, pois a utiliza toda como fonte de energia, mas nas próximas semanas, alguma gordura começará a ser armazenada, tornando a pele menos transparente.
Além disso, as unhas começam a crescer e o bebê pode se coçar bastante, mas não é capaz de se arranjar visto que sua pele está protegido por uma mucosa. No ultrassom, o nariz do bebê pode parecer bastante largo, mas isto é porque o osso nasal ainda não se desenvolveu, e logo que ele se desenvolva, o nariz do bebê ficará mais fino e longo.
Como o bebê ainda tem muito espaço, pode se mexer livremente, sendo possível dar cambalhotas completas e muda de posição várias vezes ao dia, no entanto, algumas mulheres podem ainda não sentir o bebê mexer, principalmente se for a primeira gravidez.
O bebê engole o líquido amniótico e este é digerido, formando as primeiras fezes do bebê, umas fezes pegajosas e negras. O mecônio vai se armazenando no intestino do bebê desde as 12 semanas, até o nascimento, sendo livre de bactérias e por isso não provoca gases no bebê. Saiba mais sobre o mecônio.
Caso o bebê gerado seja uma menina, a partir da 21ª semana o útero e a vagina já estão formados, enquanto que no caso dos meninos a partir dessa semana de gestação, os testículos começam a descer para o escroto.
Nessa fase de desenvolvimento, o bebê já consegue perceber sons e reconhecer a voz dos pais, por exemplo. Assim, pode-se colocar algumas músicas ou ler para o bebê para que fique tranquilo, por exemplo.
Bate, coração. Os batimentos cardíacos do seu bebê agora estão altos o suficiente para serem ouvidos por meio de um estetoscópio simples, mas a batida pode ser difícil de distinguir de sua própria. Fique atenta ao ritmo mais rápido: Os batimentos cardíacos do seu bebê estão entre 120 a 160 por minuto, cerca de duas vezes mais rápido do que o seu batimento.
Novidade: o sono O bebê já está começando a dormir e acordar em ciclos sutis. As ultrassonografias mostram que bebês ainda na barriga podem até ter uma posição de dormir favorita.
22 semanas
22 semanas
Comparação: mamão;
Processo: O cérebro cresce rapidamente;
Peso aproximado: 454 g;
Tamanho: 23cm a 26cm;
Dias de gravidez: 154 dias.
O desenvolvimento do feto com 22 semanas de gestação mostra que os braços e as pernas já se desenvolveram o suficiente para que o bebê mexa-os com muita facilidade. O bebê pode brincar com as mãos, colocá-las no rosto, chupar os dedos, cruzar e descruzar as pernas. Além disso, as unhas das mãos e dos pés já estão crescendo e as linhas e divisões das mãos já estão mais marcadas.
O ouvido interno do bebê já está praticamente desenvolvido, e por isso ele poderá ouvir com maior nitidez, e começa a ter alguma noção de equilíbrio, já que esta função também é controlada pelo ouvido interno.
O nariz e a boca do bebê estão bem desenvolvidos e podem ser observados na ultrassonografia. O bebê poderá estar de cabeça para baixo, mas isto para ele não faz muita diferença.
Os ossos ficam cada vez mais fortes, assim como os músculos e as cartilagens, mas o bebê ainda tem um longo percurso pela frente.
Nessa semana ainda não é possível saber o sexo do bebê, pois no caso dos meninos os testículos ainda estão escondidos na cavidade pélvica.
Sobrancelha esperta. Seu bebê pode agora franzir as sobrancelhas de verdade! Os pelos finos são branquinhos, pois ainda não contêm pigmento algum. As pálpebras se desenvolveram também, embora permanecerão fechadas e unidas até provavelmente a 28ª semana.
Ginástica interna Agora, os braços e pernas do bebê estão proporcionais (mas não estão no seu tamanho final) e ele está ocupado chutando, agarrando, flexionando e apertando as mãozinhas. Unhas minúsculas agora cobrem completamente as pontas dos dedos–e elas continuam crescendo. Na verdade, você pode precisar aparar as unhas do seu bebê logo após o nascimento para evitar que ele arranhe a pele suave.
Neste ponto, o bebê só tem 1% de gordura corporal, mas ele continuará a ganhar camadas de tecido adiposo para ajudar a produzir e reter calor corporal.
23 semanas
23 semanas
Seu bebê é do tamanho de um mamão;
Processo: O cérebro cresce rapidamente;
Peso aproximado: 454 g;
Tamanho: 23cm a 26cm;
Dias de gravidez: 154 dias.
O desenvolvimento do bebê com 23 semanas é marcado pela pele vermelha e enrugada devido a presença dos vasos sanguíneos bastante visíveis através da sua pele transparente. Independente da raça, as crianças nascem com tom de pele avermelhado e só vão ficando com a sua cor definitiva ao longo do primeiro ano de vida.
Além disso, outras alterações que ocorrem por volta dos 6 meses de gravidez são:
Os pulmões continuam a se desenvolver, especialmente os vasos sanguíneos que os vão irrigar;
Os olhos do bebê começam a se mover através de movimentos rápidos;
Os traços do rosto do bebê já estão definidos;
A audição já está mais apurada, fazendo com que o bebê já seja capaz de ouvir barulhos altos e graves, sons dos batimentos cardíacos e do estômago da mãe. Saiba como estimular o bebê, com sons, ainda na barriga.
Por volta das 23 semanas é também quando se dá a ativação do pâncreas, fazendo com que a partir de agora o organismo do bebê já esteja preparado para produzir a insulina.
Agora que os ossos nos ouvidos se enrijeceram, o bebê pode ouvir a sua voz. Dê ao seu pequeno um carinho diário, lendo, conversando ou cantando para ele. Quanto mais o bebê ouvir a sua voz, mais familiar ela soará no nascimento.
O líquido amniótico que envolve o bebê é o lugar perfeito para ele se transformar em um recém-nascido saudável. O fluido salgado mantém o bebê quente, protege-o de infecções e é flutuante o suficiente para ele exercitar o corpo em desenvolvimento. Neste momento, o saco amniótico contém cerca de meio litro de líquido, que é renovado a cada três a quatro horas.
24 semanas
24 semanas
Seu bebê é do tamanho de uma espiga de milho;
Processo: Ganhando peso;
Peso aproximado: 590 g;
Tamanho: 25cm a 28cm;
Dias de gravidez: 168 dias.
Quanto ao desenvolvimento do feto com 24 semanas de gestação, é esperado que a sua pele pareça mais enrugada e avermelhada. As pálpebras ainda encontram-se fechadas, apesar de já haver separação, e os cílios já estão presentes. É nesta fase também que haverá um certo acúmulo de gordura por baixo da pele do bebê que o protegerá contra o frio quando ele nascer.
Embora o bebê passe a maior parte do tempo dormindo, quando ele estiver acordado será mais fácil da mãe perceber pois seus chutes serão mais facilmente identificados. Às 24 semanas de gestação, o bebê deverá começar a ouvir os sons de fora da barriga da mãe, é um bom momento para começar a conversar com ele e começar a chamá-lo pelo nome.
Durante a 24ª semana de gestação, os pulmões do bebê continuam a se desenvolver e o bebê pratica mais intensamente os movimentos respiratórios.
Bebê cheio de energia. Querendo uma noite tranquila de sono? Seu bebê provavelmente tem outras ideias. Os bebês são mais ativos entre a 24ª e 28ª semana. Depois disso, não haverá espaço suficiente para as cambalhotas e os mergulhos que ele passou semanas aperfeiçoando.
Pele transparente. A pele do bebê é tão fina que é possível ver os vasos sanguíneos, ossos e órgãos dentro dela. A pele vai continuar a engrossar com o passar dos meses até que fique tão opaca quanto a sua.
São seus olhos. Os olhos do seu bebê estarão plenamente desenvolvidos até o final deste mês. Embora a íris ainda não tenha pigmentação alguma, a cor aparecerá ao longo dos próximos meses. Mas o tom final só será definido após o nascimento.
25 semanas
25 semanas
Seu bebê é do tamanho de um alho poró;
Processo: Fecha as mãos e agarra os pés;
Peso aproximado: 680 g;
Tamanho: 30cm a 33cm;
Dias de gravidez: 175 dias.
Em relação ao desenvolvimento do feto com 25 semanas de gestação pode-se observar que os cabelos do bebê estão aparecendo e já começam a ter a cor definida, embora possa mudar depois do nascimento.
O bebê mexe bastante nessa fase pois é muito flexível e ainda tem muito espaço no útero. As glândulas supra-renais estão bem desenvolvidas e já liberam cortisol. A adrenalina e a noradrenalina também já começam a circular no organismo do bebê em situações de agitação e de estresse.
A coordenação das mãos do bebê melhorou muito, levando muitas vezes as mãos ao rosto e esticando os braços e as pernas e os membros parecem mais cheios, de forma bem discreta, devido ao início do processo de deposição de gordura.
A cabeça do bebê ainda é grande em relação ao corpo, mas um pouco mais proporcional do que nas semanas anteriores, e o contorno dos lábios pode ser facilmente percebido num ultrassom 3D, assim como alguns traços do bebê. Além disso, começa a haver a abertura das narinas, preparando o bebê para a sua primeira respiração. Entenda como é feito o ultrassom 3D.
Nesse período da gestação, o bebê também pode bocejar muitas vezes com o objetivo de regular a quantidade de líquido ou de sangue nos pulmões.
A pele do bebê ainda é fina, enrugada e pálida, mas está ficando um pouco mais gordinha a cada dia, graças à nova gordura e músculo. Capilares minúsculos estão começando a se desenvolver abaixo da pele do seu pequeno, dando-lhe um tom rosado. O seu bebê mede de 30,5 a 33 cm e pesa cerca de 680 g. Fique sabendo de nossas dicas para uma dieta saudável durante a gravidez!
O córtex cerebral está se desenvolvendo em camadas elaboradas. A maior parte da ação é ainda controlada por outras áreas do cérebro que se desenvolveram muito mais cedo.
26 semanas
26 semanas
Seu bebê é do tamanho de uma abobrinha;
Processo: Reage a estímulos externos;
Peso aproximado: 800 g;
Tamanho: 33 cm;
Dias de gravidez: 182 dias.
O desenvolvimento do feto com 26 semanas de gestação mostra que o cérebro está cada vez maior, antes a sua superfície era mais lisa, mas agora começam a se forma os sulcos característicos do cérebro humano.
O bebê poderá abrir parcialmente os olhos, de tempos em tempos mas ainda não consegue enxergar muito bem, nem focar um objeto. A maioria dos bebê nascem com os olhos mais claros e com o passar dos dias, eles vão escurecendo, até que chegue a cor normal.
A pele do bebê deixou de ser translúcida e uma fina camada de gordura já pode ser notada por baixo da pele.
Se for um menino, os testículos devem descer completamente nesta semana, mas por vezes há bebês que nascem com 1 dos testículos ainda dentro da cavidade abdominal. Se for uma menina, é possível que já tenha todos os óvulos devidamente formados dentro dos ovários.
Nesta semana, as narinas do seu bebê estão começando a se abrir, o que dá a ele a oportunidade de praticar a respiração usando os músculos e pulmões recém-desenvolvidos. Não há ar para inalar, é claro, então, em vez disso, o bebê "inala" e "exala" líquido amniótico.
O reflexo de sucção do seu pequeno é tão forte que, se a mão dele flutuar perto do rosto, o bebê pode chupar o polegar ou os dedos. Ultrassonografias muitas vezes mostram os bebês no útero sugando os polegares.
Se você der o dedo a um recém-nascido, se surpreenderá com a força com que ele agarra. Seu bebê está praticando esse superapertão neste exato momento. O brinquedo da tração favorito do bebê é o cordão umbilical, mas não se preocupe: o cabo pode aguentar!
27 semanas
27 semanas
Seu bebê é do tamanho de um couve-flor;
Processo: Ganhando peso;
Peso aproximado: 900 g;
Tamanho: 35cm a 38cm;
Dias de gravidez: 189 dias.
O bebê com 27 semanas tem a sua pele enrugada devido à escassez de gordura subcutânea, os olhos começam a abrir e a fechar e ele pode chupar o dedo. O feto tem uma aparência magra, mas já é bastante parecido com um bebê recém-nascido.
Apesar de já estar mais desenvolvido, o cérebro e os pulmões ainda estão em processo de desenvolvimento. No caso dos meninos, os testículos descem totalmente até o escroto, no entanto, em alguns casos, isso só acontece após o parto.
Às 27 semanas, o bebê pode estar de lado ou sentado, podendo-se virar de cabeça para baixo mais próximo do final da gravidez. Se até às 38 semanas isso não acontecer, o médico pode fazer uma manobra para que o bebê vire ou a mãe também pode fazer exercícios para ajudar o bebê a mudar de posição. Veja como ajudar o bebê a virar de cabeça para baixo com exercícios.
Embora esteja crescendo rapidamente, o cérebro e os pulmões do bebê ainda estão imaturos. Felizmente, ainda há mais 13 semanas para ficar pronto para o mundo exterior.
Só olhando. Depois de estarem fechadas por mais de quatro meses, as pálpebras do seu bebê conseguem se abrir novamente. Juntamente com a parte visual do cérebro estando ativa e a maioria das estruturas dos olhos completas, isso significa que seu pequeno pode ver luzes e sombras.
Nana nenê Assim como os bebês nos braços das mães, o balanço do seu corpo nina o pequeno dentro da barriga. Até mesmo as tarefas do dia a dia podem parecer como um balanço para o bebê. Graças ao líquido amniótico, tudo que o bebê sente é um suave balanço.
28 semanas
28 semanas
Seu bebê é do tamanho de uma berinjela grande;
Processo: Gosta de ouvir a voz da mãe;
Peso aproximado: 1kG a 1,4kG;
Tamanho: 38 cm;
Dias de gravidez: 196 dias.
Em relação ao desenvolvimento do bebê, às 28 semanas de gestação, a pele encontra-se menos transparente e mais pálida, devido ao acúmulo de gordura. Além disso, as células cerebrais se multiplicam grandemente, e o bebê começa a reagir à dor, ao tato, ao som e a luz que passa pela barriga da mãe, fazendo com que se mexa mais. Ainda nas 28 semanas de gestação, o feto bebe o líquido amniótico e acumula as fezes no intestino, ajudando a construir o mecônio.
Além disso, na 28ª semana de gestação o bebê conhece reconhecer a voz da mãe e reagir a barulhos fortes e música alta, por exemplo, e o coração já passa a bater num ritmo mais acelerado.
O bebê também já começa a ter ciclos regulares de sono, respiração e deglutição.
Na semana passada, o seu bebê abriu os olhos pela primeira vez. Nesta semana, se você colocar uma luz brilhante contra seu abdômen, o bebê pode até abrir os olhos e se desviar da luz.
As ondas cerebrais do bebê indicam que ele está reagindo aos sons no ambiente. Os padrões também estão começando a mostrar diferenças durante o sono. Esses ciclos de sono se tornarão mais claros e distintos mais perto da data provável do nascimento.
Respire com calma. Esta é uma etapa vital no desenvolvimento pulmonar do bebê. Quando ele der a primeira respirada, os pulmões enviarão oxigênio para os vasos sanguíneos, os quais, em seguida, vão distribuí-lo por todo o corpo. Seu bebê também está fabricando surfactante para impedir os sacos de ar de grudarem uns nos outros, o que permitirá que ele respire corretamente após o nascimento. Os brônquios estão amadurecendo, dividindo-se em ramos cada vez menores.
29 semanas
29 semanas
Seu bebê é do tamanho de uma abóbora;
Processo: Sabe diferenciar a luz natural de a artificial;
Peso aproximado: 1,3 kg;
Tamanho: 40 cm;
Dias de gravidez: 203 dias.
Ás 29 semanas, o bebê é bastante ativo, mudando de posição constantemente. Mexe e brinca bastante com o cordão umbilical dentro da barriga da mãe, o que causa tranquilidade ao saber que está tudo bem, mas também pode provocar algum incômodo, pois alguns bebês podem mexer muito durante a noite, atrapalhando o descanso da mãe.
Os órgãos e sentidos continuam desenvolvendo e novas células se multiplicam a todo instante. A cabeça está crescendo e o cérebro encontra-se bastante ativo, ganhando nesta semana a função de controlar o ritmo da respiração e da temperatura do corpo a partir do nascimento. A pele deixa de estar enrugada, estando agora avermelhada. O esqueleto do bebê encontra-se cada vez mais rígido.
Se for menino, nesta semana os testículos descem de perto dos rins até a virilha, na direção do saco escrotal. No caso das meninas, o clitóris fica um pouco mais saliente, porque ainda não foi coberto pelos lábios vaginais, fato que só irá ocorrer por completo nas últimas semanas antes do nascimento.
Controle de temperatura. O cérebro do bebê amadureceu até o ponto onde ele pode ajudar a regular a temperatura corporal. Até o momento em que ele nascer, seu corpo minúsculo terá centenas de bilhões de células nervosas. Isso pode parecer muito, mas o bebê não produzirá mais após o nascimento.
Seu pequeno está parecendo mais e mais com um bebê pronto para nascer. A superfície da pele está mais suave e mais pálida por causa do contínuo aumento de peso. Essa gordura ajudará a manter o seu pequeno aquecido.
3 Semanas
3 semanas
Seu período menstrual terminou e os ovários estão trabalhando a todo vapor.
30 semanas
30 semanas
Seu bebê é do tamanho de um repolho;
Processo: Sistema imunitário;
Peso aproximado: 1,4 kg;
Tamanho: 43 cm;
Dias de gravidez: 210 dias.
Geralmente nesta fase a pele é rosada e lisa, e os braços e as pernas já estão mais "gordinhos". Ele já acumulou alguma gordura corporal, e esta representa cerca de 8% do seu peso total, e será útil para ajudar a regular a temperatura quando nascer. Além disso, o bebê também já é capaz de responder ao estímulo da luz e diferencia o claro do escuro.
Caso nasça durante as 30 semanas, o bebê tem muito boas chances de sobreviver, no entanto, como o sistema imune ainda se está desenvolvendo, assim como os pulmões, normalmente precisa ficar numa incubadora até que esteja completamente desenvolvido.
Desenhando o cérebro. O cérebro do bebê continua com seu incrível desenvolvimento. Nesta semana, o cérebro começa a assumir sua aparência enrugada característica. Essas rugas são chamadas de circunvoluções e permitem que o cérebro contenha mais células cerebrais. O lanugo, aquele pelo ultrafino que cobria o corpo do bebê, começa a desaparecer.
Refeição compartilhada. O cálcio do leite que você bebe vai diretamente edificar os ossos do bebê. Da mesma forma, o ferro em suas vitaminas pré-natais e os alimentos ricos em ferro que você come aumentam o suprimento de ferro, o qual durará até que o bebê tenha de seis a nove meses de idade. A proteína também é crucial agora porque ela suporta o crescimento saudável das células em todo o corpo do seu bebê. (Conheça a dieta saudável a base de cálcio e ferro para a mamãe e o bebê!)
31 semanas
31 semanas
Dores nas costas que vem e vão;
Cólicas parecidas com a da menstruação;
Barriga dura em alguns lugares;
Contrações esparsas;
Perda de líquido;
Secreção vaginal fora do normal.
Quanto ao desenvolvimento do feto com 31 semanas de gestação este terá os pulmões mais desenvolvidos nesta fase, havendo produção de surfactante, uma espécie de "lubrificante" que irá impedir que as paredes dos alvéolos fiquem coladas, facilitando a respiração.
Neste momento as camadas de gordura subcutânea começam a ficar mais espessas e os vasos sanguíneos já não são tão evidentes, assim a pele não está tão avermelhada como nas semanas anteriores de gestação. A pele do rosto é mais lisa e o rosto já está mais arredondado, como um recém-nascido.
A partir desta fase o bebê irá bocejar várias vezes e isto poderá ser visto numa ultrassonografia morfológica. O bebê também está mais receptivo a brincadeiras e reage com movimentos e chutes à sons e estímulos visuais com luz. Ele também já consegue perceber quando a mãe faz uma massagem na sua barriga, por isso este é um bom momento para conversar com ele, porque ele já ouve a sua voz.
O bebê pode ainda estar sentado nessa semana, sendo normal, alguns bebês demoram mais tempo para virar de cabeça para baixo, e há bebês que só viram depois de começar o trabalho de parto. Veja alguns exercícios que podem ajudar o bebê a virar de cabeça para baixo.
O bebê está em posição enrolada há algumas semanas. Ele ganhará quase um quilo neste mês e estará pronto para um encontro cara a cara em apenas nove semanas.
Contando até 10. Mais ou menos no mesmo horário a mesma hora todos os dias (se possível, no momento em que seu bebê estiver mais ativo), deite-se e observe quanto tempo leva para sentir os movimentos do bebê. Preferencialmente, esse tempo deve ser inferior a uma hora, mas muitas mulheres descobrem que leva apenas alguns minutos, dependendo da hora do dia. Se uma hora passar sem qualquer movimento, coma um lanche leve, deite-se de barriga para cima e tente novamente. Se você ainda não sentir nada, ligue para seu profissional de saúde.
Vá com calma. Se seu bebê estiver menos ativo nesta fase, é apenas porque os movimentos são menos irregulares e mais organizados. Além disso, não há tanto espaço no útero como havia há algumas semanas.
32 semanas
32 semanas
Seu bebê é do tamanho de um repolho grande;
Processo: Cinco sentidos;
Peso aproximado: 1,7kG;
Tamanho: 46 cm;
Dias de gravidez: 224 dias.
O feto com 32 semanas de gestação consegue ouvir sons distintos e não apenas vibrações e o crescimento do cérebro é bem perceptível durante esse período. Além disso, os ossos continuam a ficar mais duros, exceto os do crânio. Nesta fase, as unhas já cresceram o suficiente para chegar às pontas dos dedos.
O líquido amniótico engolido pelo bebê passa pelo estômago e intestinos, e os resíduos desta digestão vão sendo pouco a pouco armazenados no cólon do bebê formando o mecônio, que será as primeiras fezes do bebê.
Às 32 semanas, o bebê já tem a audição mais afinada, uma cor de cabelo definida, o coração bate aproximadamente 150 vezes por minuto e quando ele está acordado os olhos estão abertos, movem-se na direção da luz e conseguem piscar.
Apesar do bebê ter maiores chances de sobreviver fora do útero, ele ainda não pode nascer, pois é muito magrinho e ainda precisa continuar se desenvolvendo.
Nesta semana, a maioria dos bebês se instala de cabeça para baixo, ou posição vértex. O ideal é que o bebê fique parado até que você dê à luz. Mas ele pode mudar de posição várias vezes antes do grande dia.
Com cerca de dois litros de líquido amniótico no útero, agora fica bastante fácil para o bebê mudar de cabeça para cima para a posição contrária. Durante as próximas oito semanas, a quantidade de fluido vai diminuir à medida que aumenta o tamanho do bebê.
33 semanas
33 semanas
Seu bebê é do tamanho de um abacaxi;
Processo: Movimentos fetais;
Peso aproximado: 1,9kG;
Tamanho: 48 cm;
Dias de gravidez: 231 dias.
O desenvolvimento auditivo do feto com 33 semanas de gestação já está quase completo. O bebê já consegue distinguir com muita clareza a voz da mãe e se acalma quando a ouve. Apesar de estar habituado ao som do coração, da digestão e a voz da mãe, ele poderá saltar ou se assustar com sons graves que ele desconhece.
Em algumas ultrassonografias pode-se observar movimentos dos dedinhos das mãos ou dos pés. Aos poucos os ossos do bebê vão ficando cada vez mais fortes, mas os ossos da cabeça ainda não se fundiram com o objetivo de facilitar a saída do bebê durante o parto normal.
Nesta fase todas as enzimas digestivas já estão presentes e se o bebê nascer agora conseguirá digerir o leite. A quantidade de líquido amniótico já chegou ao limite máximo e é provável que nesta semana o bebê vire de cabeça para baixo. Se está grávida de gêmeos é provável que a data do parto esteja próxima pois neste caso, a maior parte dos bebês nasce antes das 37 semanas, mas apesar disso, alguns podem nascer depois das 38, embora isto não seja muito comum.
Neste ponto, o bebê pode ver o mundo líquido em torno dele, sentir a sensação quando agarra um dedo do pé ou chupa o dedo da mão, sentir o gosto do líquido amniótico e ouvir o seu batimento cardíaco. Não há ar no saco amniótico para dar cheiro, mas se houvesse, o bebê seria capaz de sentir o cheiro do ambiente ao seu redor.
Por causa do tremendo crescimento do cérebro, a circunferência da cabeça do bebê aumentou em cerca de 1,2 cm apenas nesta semana.
É mais importante do que nunca prestar atenção à sua dieta. As necessidades de proteína e gordura do bebê estarão em seu auge ao longo das próximas semanas, por isso, certifique-se de comer refeições equilibradas. Seu pequeno agora mede 42 cm e pesa mais de 1,8 kg, com planos de dobrar esse peso ao longo das próximas sete semanas.
34 semanas
34 semanas
Seu bebê é do tamanho de um melão;
Processo: Sistema imunitário;
Peso aproximado: 2,2 kG;
Tamanho: 50 cm;
Dias de gravidez: 238 dias.
Em relação ao desenvolvimento do feto com 34 semanas, este possui uma camada maior de gordura pois irá precisar dela para regular a temperatura do corpo fora do útero, após o nascimento. Devido a esse aumento de peso, a pele do bebê tem um aspecto mais liso.
O sistema nervoso central e o sistema imunológico ainda estão amadurecendo, mas os pulmões já estão praticamente desenvolvidos.
A audição está quase 100% desenvolvida, portanto é uma boa época para conversar bastante com o bebê, se ainda não o fez. Ele gosta mais dos sons agudos, principalmente a voz da mãe.
O processo de pigmentação da íris, nos olhos, ainda não completo. Isso só será possível após maior exposição à luz várias semanas após o nascimento. Por isso alguns bebês nascem com olhos claros e depois escurecem, tendo a sua cor definitiva somente após algum tempo.
Nesta semana, o bebê se prepara para o parto. Os ossos já estão bem fortes, mas os do crânio ainda não estão completamente conectados, o que facilitará a sua passagem pelo canal vaginal na hora do parto normal.
Se for um menino, os testículos começam a descer. Pode acontecer de um ou os dois testículos não irem para a posição correta antes do nascimento ou até mesmo ao longo do primeiro ano.
Se seu bebê for um menino, os testículos dele já estão descendo para a bolsa escrotal. Se a bolsa escrotal do seu bebê parecer grande logo após o nascimento, não se preocupe: o inchaço é devido a fluido extra e diminuirá em mais ou menos uma semana.
Seu bebê está se movendo com menor frequência, principalmente por causa do espaço apertado. Do alto de seus 2,1 a 2,2 kg e 39 a 40 cm de comprimento, o bebê está contra a parede do útero. Você provavelmente é muito boa em adivinhar qual parte do corpo (pés? cotovelo? braços?) está saliente.
Neste momento, os olhos do seu pequeno são azuis. O processo de pigmentação na íris não estará completo até que os olhos do pequeno tenham sido expostos à luz por várias semanas após o nascimento. Descendo a serra. Se seu bebê for um menino, os testículos dele já estão descendo para a bolsa escrotal. Se a bolsa escrotal do seu bebê parecer grande logo após o nascimento, não se preocupe: o inchaço é devido a fluido extra e diminuirá em mais ou menos uma semana.
Seu bebê está se movendo com menor frequência, principalmente por causa do espaço apertado. Do alto de seus 2,1 a 2,2 kg e 39 a 40 cm de comprimento, o bebê está contra a parede do útero. Você provavelmente é muito boa em adivinhar qual parte do corpo (pés? cotovelo? braços?) está saliente.
Neste momento, os olhos do seu pequeno são azuis. O processo de pigmentação na íris não estará completo até que os olhos do pequeno tenham sido expostos à luz por várias semanas após o nascimento.
35 semanas
35 semanas
Seu bebê é do tamanho de um melão grande;
Processo: Contrações mais regulares;
Peso aproximado: 2,3kG a 2,5kG;
Tamanho: 50,9 cm;
Dias de gravidez: 245 dias
Com 35 semanas, todos os órgãos do bebê já estão completamente formados, exceto os pulmões que continuam a se desenvolver e a produzir mais líquido que irá impedi-los de parar de funcionar quando o bebê começar a respirar. Os dois rins já funcionam a 100%, assim como o fígado, que também já consegue exercer as suas funções, processando substâncias que o corpo já não precisa.
O rosto do bebê fica mais liso, as rugas desapareceram e a pele tem uma cor rosada e não mais avermelhada por causa da gordura branca que se acumulou sobre ela. Esta gordura vai lhe dar energia e controle sobre a temperatura do corpo depois de nascer. Além disso, o bebê está coberto por uma espessa camada de vérnix cremoso e pode já ter bastante cabelo e as unhas das mãos chegam à ponta dos dedos, mas as unhas dos pés ainda não estão totalmente desenvolvidas.
A parede do útero e do abdômen da mãe ficam mais finas, deixando passar mais luz, o que irá facilitar a regulação dos ciclos de atividade durante o dia/noite e fará com que o bebê feche e pisque os olhos, reagindo à luz intensa. Ele também reagirá frequentemente aos sons, podendo mexer-se ou saltar quando ouvir um barulho forte, uma música ou a voz da mãe.
Agora já não há muito espaço dentro do útero e o bebê já pode ter dado a volta e assumido a posição de cabeça para baixo, pronto para nascer. É provável que ele se sinta bastante apertado no útero e pode ter dificuldade em se mexer, mas a mãe continuará a sentir os movimentos e se olhar para a barriga, pode algumas vezes conseguir distinguir o contorno de um cotovelo, um pé ou da cabeça.
Tem ferro? Seu bebê acumula reservas de ferro, absorvendo-o do seu corpo. Dessa forma, consuma bastante alimentos ricos em ferro neste trimestre final. A maior parte da absorção ocorre nos meses finais antes do parto.
A posição de cabeça para baixo, ou vértex, é a ideal para o nascimento. Se a parte inferior do bebê aparecer primeiro, o parto é chamado de parto pélvico. Surpreendentemente, apesar do espaço apertado no útero, seu pequeno acrobata pode virar várias vezes antes do nascimento.
36 semanas
36 semanas
Seu bebê é do tamanho de uma alface;
Processo: Pronto para o nascimento;
Peso aproximado: 2,5kG a 2,7kG;
Tamanho: 51,2 cm;
Dias de gravidez: 252 dias.
Em relação ao desenvolvimento do feto com 36 semanas de gestação, este apresenta uma pele mais lisa e já tem gordura suficiente depositada sob a pele para permitir a regulação da temperatura após o parto. Pode ainda haver alguma vérnix, as bochechas estão mais rechonchudas e a lanugem está desaparecendo aos poucos.
O bebê deverá ter a cabeça coberta por cabelos, e as sobrancelhas e os cílios estão completamente formados. Os músculos estão cada vez mais fortes, tem reações, memória e as células cerebrais continuam se desenvolvendo.
Os pulmões ainda estão em formação, e o bebê produz cerca de 600 ml de urina que é liberada no líquido amniótico. Quando o bebê está acordado, os olhos permanecem abertos, ele reage à luz e pica normalmente, mas apesar disso, passa a maior parte do tempo dormindo.
O nascimento do bebê está próximo e agora é hora de pensar na amamentação porque a única fonte de alimento nos primeiros 6 meses de vida deve ser o leite. O leite materno é o mais recomendado, mas na impossibilidade de oferecer este, existem fórmulas de leite artificial. A alimentação nesta fase é um fator muito importante para você e para o bebê.
Que som mais lindo Estudos mostram que os recém-nascidos preferem o som da voz da mãe a outras vozes. A pesquisa também descobriu que os recém-nascidos mostram uma preferência por música que foram tocada para eles repetidamente enquanto estavam no útero. Não é tarde demais para começar: escolha uma hora todos os dias para tocar um CD, cantar a sua música favorita ou ler uma história para o seu bebê.
A cabeça do bebê foi especialmente concebida para passar pelo colo do útero e pélvis. Os ossos do crânio do seu pequeno não estão unidos ainda; essa construção solta facilita a passagem dele pelo canal de nascimento, sem prejudicar o bebê ou você. Esses ossos vão gradualmente se unir durante o primeiro ano de vida.
37 semanas
37 semanas
Seu bebê é do tamanho de um pé de acelga;
Processo: Pronto para o nascimento;
Peso aproximado: 2,7 a 2,9 kg;
Tamanho: 51,4 cm;
Dias de gravidez: 259 dias
O feto com 37 semanas de gestação é semelhante a um bebê recém-nascido. Os pulmões estão completamente formados e o bebê já treina a respiração, inspirando o líquido amniótico, enquanto que o oxigênio chega através do cordão umbilical. Todos os órgãos e sistemas estão devidamente formados e a partir desta semana, se o bebê nascer será considerado um bebê de termo e não um prematuro.
O comportamento do feto é semelhante ao de um recém-nascido e ele abre os olhos e boceja muitas vezes enquanto está acordado.
Ele continuará ganhando 200 gramas de gordura por dia para ajudar a regular a temperatura corporal e manter os níveis de açúcar no sangue equilibrados. O cérebro e o crânio também continuam a crescer.
Seu bebê está em uma posição mais para baixo nestes dias? Esse movimento, também chamado de descida ou encaixe, pode ocorrer algumas semanas antes de o bebê nascer. Essa nova posição mais baixa pode tirar um pouco da pressão de seus pulmões e diafragma, tornando mais fácil para você respirar.
38 Semanas
38 semanas
Seu bebê é do tamanho de uma Jaca;
Processo: Pronto para o nascimento;
Peso aproximado: 3,2 kg;
Tamanho: 51,6 cm;
Dias de gravidez: 266 dias.
O desenvolvimento do bebê com 38 semanas de gestação já está completo, e por isso se o bebê ainda não nasceu, provavelmente só irá engordar. A gordura continua a ser acumulada sob a pele e, se a placenta estiver sadia, o bebê continua crescendo.
A aparência é a de um bebê recém-nascido, mas ele possui um verniz gorduroso e branco que reveste todo o corpo e o protege.
À medida que o espaço no útero vai diminuindo, o bebê começa a ficar com menos espaço para se movimentar. Mesmo assim, a mãe deverá sentir o bebê mexer pelo menos 10 vezes ao dia, no entanto, caso isso não aconteça, deve-se avisar o médico.
Oitenta e cinco por cento dos bebês nascem dentro de duas semanas da data prevista para o nascimento, então você provavelmente dará à luz em algum momento nas próximas quatro semanas.
Seu bebê está perdendo lanugo, o pelo fino que cobriu o corpo por meses. Ele pode ter um pouco de lanugo ainda nos ombros, testa e pescoço no momento do nascimento. O bebê também está perdendo o vérnix caseoso, a substância cerosa e cremosa que protegeu a pele do líquido amniótico.
Então, o que acontece com o vérnix e o lanugo que se soltaram? Um pouco deles termina no intestino do seu bebê, onde se torna parte do mecônio. O mecônio é a substância grossa preto-esverdeada que se tornará a primeira evacuação do seu bebê após o nascimento. Ele também é composto de células mortas, líquido amniótico e resíduos de produtos do fígado, pâncreas e vesícula biliar do seu bebê.
A taxa de crescimento do seu pequeno pode estar diminuindo, mas ele ainda está dando passos largos. O bebê está provavelmente próximo de 49,5 a 51 cm de comprimento e se aproximando de 3,1 kg.
39 semanas
39 semanas
Seu bebê é do tamanho de uma melancia pequena;
Processo: Pronto para o nascimento;
Peso aproximado: 3,3kG;
Tamanho: 51,9cm a 52cm;
Dias de gravidez: 273 dias.
O desenvolvimento do feto com 39 semanas de gestação está completo, mas seu sistema imune continua se desenvolvendo. Alguns dos anticorpos da mãe passam para o bebê através da placenta e ajudam a protegê-lo de doenças e infecções.
Apesar desta proteção durar somente alguns meses, ela é importante, e para complementá-la é recomendado que a mãe amamente o bebê, mas se isto não for possível é bom avaliar a possibilidade de conseguir leite materno no banco de leite humano mais próximo ou oferecer a mamadeira com o leite indicado pelo pediatra.
Agora o bebê está mais gordinho, com uma camada saudável de gordura, e a sua pele é macia mas ainda possui uma camada de vérnix.
As unhas dos pés já chegaram às pontas dos dedos e a quantidade de cabelo que possui varia de bebê para bebê. Enquanto alguns nascem com muito cabelo, outros nascem carecas ou com pouco cabelo.
Ajudantes do hormônio. O sistema endócrino do seu bebê secretará mais hormônios do estresse durante o parto do que em qualquer outro momento da vida. Uma vez que ele estiver fora do útero, os hormônios ajudarão a gerenciar seus sistemas corporais sem a ajuda da placenta. Essas grandes mudanças exigem muito esforço e energia, mas seu pequeno estará pronto.
Primeiras respirações do bebê. Os pulmões do bebê continuam a se desenvolver até ele nascer. Os pulmões continuam a fabricar surfactante para impedir os sacos de ar de grudarem uns nos outros quando o bebê respirar pela primeira vez.
4 semanas
4 semanas
Seu bebê é do tamanho de um grão de arroz;
Peso aproximado: 1g;
Tamanho: 0,2 cm;
Nas primeiras quatro semanas, já se formaram as três camadas de células:
A camada exterior, que se vai transformar no cérebro, sistema nervoso, pele, cabelo, unhas e dentes do bebê;
A camada intermédia, que se converterá no coração, vasos sanguíneos, ossos, músculos e órgãos reprodutores;
A camada interna, a partir da qual se desenvolverão os pulmões, o fígado, a bexiga e o sistema digestivo.
A placenta, um órgão semelhante a um disco que conecta os sistemas do corpo da mãe ao do seu bebê, começa a se formar e se prender à parede uterina onde o óvulo está implantado. O cordão umbilical sai de um lado da placenta. O líquido amniótico, que aconchegará o seu bebê ao longo da gravidez, já está se formando dentro de um saco gestacional que o circunda.
40 semanas
40 semanas
Seu bebê é do tamanho de uma abóbora;
Processo: Nascimento;
Peso aproximado: 3,4 kg;
Tamanho: 53 cm;
Dias de gravidez: 280 dias.
O desenvolvimento do feto com 40 semanas de gestação evidencia que:
A pele é lisa, com dobrinhas de gordura nas pernas e nos braços e pode haver ainda alguma vernix. O bebê pode ter muito cabelo ou com poucos fios, mas é provável que alguns caiam nos primeiros meses do bebê.
Os músculos e as articulações estão fortes e o bebê reage ao som e ao movimento. Ele reconhece sons familiares, especialmente a voz da mãe e do pai, se este se comunicou de forma frequente com ele.
O sistema nervoso está completamente pronto e suficientemente maduro para que o bebê sobreviva fora do útero, mas células cerebrais vão continuar se multiplicando nos primeiros anos de vida da criança.
O sistema respiratório está maduro e assim que o cordão umbilical seja cortado, o bebê poderá começar a respirar sozinho.
Os olhos do bebê estão acostumados a ver numa distância próxima, pois estava dentro do útero e não havia muito espaço ali, e por isso após o nascimento, a distância ideal para falar com o bebê é de no máximo 30 cm, que a distância do peito ao rosto da mãe, aproximadamente.
Apesar de você estar esperando um novo membro da família nesta semana, seu pequeno pode preferir mais alguns dias ou (ousamos dizê-lo?) semanas no aconchego da sua barriga. Nesse caso, o seu profissional de saúde ficará atento ao ganho de peso do bebê e à tolerância às contrações.
O bebê está enrolado firmemente dentro de seu útero. Se o pequeno estiver em uma posição pélvica (pés ou bumbum para baixo), o seu profissional de saúde pode tentar virá-lo. Se isso não funcionar, o profissional de saúde pode discutir com você a possibilidade de um parto por cesariana.
Seu bebê provavelmente atingiu o peso e o comprimento finais de nascimento. O bebê médio tem de 3,4 kg e 52 cm de comprimento (os meninos são um pouco maiores do que as meninas). Quinze por cento do peso corporal total agora é de gordura, o que ajudará o bebê a permanecer aquecido no mundo exterior. Os órgãos e sistemas do corpo também estão prontos para a vida fora do útero. Seu bebê armazenou amido no fígado para ser transformado em glicose após o nascimento, e ele tem fluido extra a bordo também. Como um camelo, seu pequeno está bem abastecido para passar pelo nascimento e esperar até receber o leite materno.
5 semanas
5 semanas
Seu bebê é do tamanho de uma semente de laranja;
Peso aproximado: 1 g;
Tamanho: 0,3 cm;
A circulação do sangue entre o bebê e a mãe já está acontecendo e microscópicos vasos sanguíneos começam a se formar.
O embrião recebe oxigênio através da placenta e o saco gestacional está formado.
A placenta e os primórdios do cordão umbilical já estão trabalhando duro para passar nutrientes essenciais do corpo da mamãe para o bebê. Oxigênio, aminoácidos, gorduras e açúcares, todos desempenham um papel vital no desenvolvimento saudável do bebê.
Algumas das células do bebê estão se desenvolvendo no tubo neural, que se tornará a medula espinhal e o cérebro.
O coração começa a se formar e é um único tubo com algumas batidas descoordenadas, que se tornarão mais regulares com o passar de cada semana.
6 semanas
6 semanas
Seu bebê é do tamanho de uma semente de romã;
Peso aproximado: 1 g;
Tamanho: 0,6 a 0,8cm;
Apesar do embrião ser muito pequeno, se desenvolve muito rápido. O ritmo cardíaco é mais facilmente observado no ultrassom, mas a circulação sanguínea é muito básica, com o tubo que forma o coração enviando sangue para o comprimento do corpo.
Os pulmões vão demorar quase toda a gravidez para estarem devidamente formados, mas nesta semana, começa este desenvolvimento. Um pequeno “broto” de pulmão surge dentre o esôfago e a boca do bebê, formando a traqueia que se divide em duas ramificações que vão formar os pulmões direito e esquerdo
O tubo neural começa a se fechar sobre o que será a medula espinhal do seu bebê.
Na 6ª semana, pequenas dobras de tecido estão se desenvolvendo no que acabará por se tornar o queixo, as bochechas e a mandíbula de seu pequeno. As áreas que serão os olhos e o nariz ficam protuberantes, enquanto a estrutura da orelha vai empurrando para dentro.
O tubo do coração está crescendo gradualmente em quatro câmaras primitivas e começa a bater como um pequeno tambor. Outros órgãos importantes, como os rins e o fígado, também estão começando a tomar forma. Cada um dos pulmões existe como tubos individuais e se transformarão em estruturas semelhantes a sacos. Eles vão continuar a florescer ao longo dos próximos meses, ficando prontos para a primeira inspiração do bebê.
7 semanas
7 semanas
Seu bebê é do tamanho de uma amora;
Processo: Todos os órgãos em desenvolvimento;
Peso aproximado: 1 g;
Tamanho: 0,11 a 0,13 cm;
Dias de gravidez: 49 dias.
O desenvolvimento do feto com 7 semanas de gestação é constante. Transformações acontecem a cada minuto. Nesta semana, a placenta é muito maior que o bebê, os olhos que estavam na lateral da cabeça, começam a aproximar-se, os cotovelos já se mexem, os dedos ainda estão juntinhos mas já podem ser observados e a cabeça do feto ainda está inclinada sobre seu estômago.
Os órgãos do bebê começam a ser formados mas ainda é muito cedo para desempenharem alguma função, e embora os braços e as pernas já estejam presentes, eles inicialmente, são semelhantes ao remo de um barco.
Os pulmões começam a se desenvolver, assim como os músculos e os ossos. A cabeça e o cérebro estão crescendo rapidamente, e o bebê já possui o apêndice devidamente formado.
Nesta fase o bebê poderá se mexer, mas a mãe provavelmente só sentirá com 18 semanas de gestação.
Embora o desenvolvimento do cérebro continuará por muito tempo após o nascimento, as seções básicas já se formaram. Ao longo da semana, este órgão se dividirá em três partes: prosencéfalo, mesencéfalo e rombencéfalo. O prosencéfalo será responsável por coisas como raciocínio, resolução de problemas e formação e retenção de memórias. O mesencéfalo retransmitirá sinais elétricos para seus destinos finais no cérebro. O rombencéfalo cuidará da respiração, batimentos cardíacos e movimentos musculares. Os membros também estão crescendo rapidamente: os botões dos braços e pernas já aparecem.
8 semanas
8 semanas
Seu bebê é do tamanho de uma framboesa;
Processo: Os primeiros movimentos;
Peso aproximado: 2,5 g;
Tamanho: 0,13 a 1,7 cm;
Dias de gravidez: 56 dias.
O desenvolvimento do feto com 8 semanas de gestação, que são 2 meses de gravidez, é geralmente marcado pelo descobrimento da gravidez e pelo início de sintomas como enjôos e vômitos, principalmente pela manhã.
Quanto ao desenvolvimento do feto com 8 semanas de gestação este já apresenta o início da formação dos braços e das pernas, assim como as características faciais, os olhos ainda estão bastante separados, porém as pálpebras ainda estão fundidas não permitindo que ele abra os olhinhos.
As mãos estão mais próximas e é possível que o feto coloque as mãos sobre o coração. As pernas e os pés estão crescendo e estão começando a se posicionar mais à frente do corpo, enquanto que a pequena calda que o bebê tinha, está desaparecendo aos poucos.
O coração do feto já deve estar separado em 4 câmaras distintas e batendo cerca de 150 vezes por minuto e já possível identificar o nariz e o lábio superior.
Nestas semanas ainda não é possível descobrir se o feto é menino ou menina pelo ultrassom, mas existe um exame de sangue que já permite saber o sexo do bebê a partir desta semana.
As mãos e pés formam pequenos dedos com membranas. A cauda que seu pequeno exibe começa a desaparecer. (Saiba o que te espera na semana 9 de gravidez!)
À medida que os intestinos se formam, um laço central se move para o cordão umbilical, porque não há espaço suficiente para ele no abdômen. Mesmo nesta fase inicial, os intestinos estão transportando resíduos para fora do corpo. Um mês a partir de agora, quando não houver mais espaço na barriga do seu pequeno, os intestinos vão se mover para fora do cordão e de volta para o abdômen.
Se você pudesse tocar o corpo do seu bebê, o veria reagir com uma sacudida. O desenvolvimento do sistema nervoso já está em comunicação com os músculos.
9 semanas
9 semanas
Seu bebê é do tamanho de uma cereja;
Processo: Começa a se parecer com um bebê;
Peso aproximado: 2,5 g;
Tamanho: 2,5cm;
Dias de gravidez: 56 dias
Em relação ao desenvolvimento do feto com 9 semanas de gestação, a cabeça constitui metade do seu tamanho. A face é larga, os olhos estão amplamente separados, as orelhas tem implantação mais baixa e as pálpebras estão fundidas e por isso ele ainda não consegue abrir os olhinhos.
O início das 9 semanas as pernas são pequenas, as coxas ainda são muito curtas e o intestino encontra-se dentro do cordão umbilical.
Adeus ao rabinho Seu bebê, agora conhecido como feto, está parecendo cada vez menos uma bolha rosa agora que a cauda desapareceu. Com o tronco esticado e alongado, seu pequeno tem aproximadamente 2,5 cm de tamanho nesta semana.
Pico de crescimento. Esta etapa é um período crítico para o desenvolvimento dos braços e das pernas. As pernas aumentam e os botões que acabarão por se tornar os dedos começam asurgir. Enquanto isso, os braços ficam mais longos e começam a dobrar no cotovelo. A estrutura básica das mãos está se formando também, com os dedos e um polegar. O fígado, a vesícula biliar, o baço e a glândula adrenal do seu bebê estão trabalhando duro para se desenvolverem.
Em movimento. As nove semanas marcam o início do período da dança! Seu pequeno começa a se mover vigorosamente, mesmo em resposta a estímulos de fora do corpo da mamãe. Tente ser paciente: Você terá de esperar até o segundo trimestre para realmente sentir esses movimentos.