Grupo Bradesco Seguros estrutura área de Gestão de Riscos

por Bradesco Seguros em 19/02/2018

Com o objetivo de ampliar as oportunidades de negócio e atuar com as melhores práticas de gestão de riscos para alcançar os objetivos estratégicos, o Grupo Bradesco Seguros criou a Diretoria Gerencial de Gestão de Riscos, com sua estrutura sediada em Alphaville, Barueri, São Paulo. A nova Diretoria do Grupo é comandada pelo Diretor-Gerente Jair de Almeida Lacerda Junior.
 
- Nosso papel é definir parâmetros e indicadores que permitam ao Grupo Segurador aferir periodicamente sua exposição a riscos. Tais informações são de grande importância para que os nossos gestores tomem decisões de acordo com o apetite por risco do Grupo, alinhado com as normas do mercado, destaca o executivo.
 
A nova Diretoria é dividida em três áreas:
- Departamento de Riscos de Empresas e Governança, responsável por consolidar a visão de risco, atuando em parceria com as lideranças de cada empresa do Grupo Segurador para identificar, analisar e tratar os riscos aos quais estão expostas, bem como a aderência ao apetite por Risco do Grupo e dos requerimentos dos órgãos reguladores;
- Departamento de Risco Operacional, responsável por liderar a consolidação de visão de risco operacional do Grupo Segurador utilizando-se do painel de riscos operacionais, além de garantir a qualidade dos dados relacionados às perdas operacionais.
- Departamento Atuarial Corporativo, setor que põe em prática a modelagem de capital regulatório e econômico, conduz o processo de alocação de capital das empresas do Grupo e realiza a certificação de provisões técnicas de forma independente dos negócios.
 
- A gestão de riscos é fundamental para a sobrevivência e longevidade das empresas que compõem o Grupo Segurador, contribuindo não somente para a solidez da companhia e do mercado de seguros, como também para o Sistema Financeiro Nacional, proporcionando mais segurança aos consumidores, funcionários e acionistas – conclui Jair Lacerda.