Como declarar plano de saúde ou dental no Imposto de Renda

Como declarar Plano de Saúde 

Saiba como declarar o seu Plano de Saúde ou Plano Odontológico da Bradesco Seguros, seguindo as orientações que preparamos para você.
 

O que declarar

As despesas médicas ou de hospitalização dedutíveis restringem-se aos pagamentos efetuados pelo contribuinte para o seu próprio tratamento ou o de seus dependentes relacionados na Declaração de Ajuste Anual. 

Consideram-se despesas médicas ou de hospitalização os pagamentos efetuados a médicos de qualquer especialidade, dentistas, psicólogos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, hospitais, e as despesas provenientes de exames laboratoriais, serviços radiológicos, aparelhos ortopédicos e próteses ortopédicas e dentárias. 

Os valores devem ser informados na ficha Pagamentos Efetuados e demonstrados através do Extrato de Imposto de Renda disponibilizado pela Bradesco Seguros, conforme item 1 acima, ou documentos originais que indiquem, no mínimo, nome, endereço e número de inscrição no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) ou Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ) de quem prestou o serviço, a identificação do responsável pelo pagamento, bem como do beneficiário caso seja pessoa diversa daquela, data de sua emissão, e assinatura do prestador de serviço, caso não seja documento fiscal. 



Reembolsos

Na ficha Pagamentos Efetuados da declaração, deve sempre ser informado o valor total da despesa paga e o valor reembolsado. Se o reembolso for parcial, o valor a ser lançado como despesa médica é a diferença entre o valor gasto e o reembolsado. Caso o reembolso de despesa médica tenha sido efetuado em ano-calendário posterior ao de sua dedução, o reembolso deverá ser informado na ficha “Rendimentos Tributáveis Recebidos de Pessoas Jurídicas” da Declaração de Ajuste Anual correspondente ao ano calendário de seu recebimento. 


Dedução de despesas

Não há limite para dedução para participação em planos de saúde que assegurem direitos de atendimento ou ressarcimento de despesas de natureza médica, odontológica ou hospitalar. Essa dedução pode ser usufruída pelo contribuinte pessoa física, quer o contrato de prestação de planos de saúde seja efetuado diretamente entre o participante e a empresa prestadora ou entre esta e a empresa empregadora do participante, desde que os pagamentos sejam desembolsados pelo contribuinte. Contribuintes empregados que tenham despesas médicas pagas pelos empregadores e que sofrem desconto parcelado dessas despesas em seus salários, também podem deduzir os valores descontados, desde que os descontos venham devidamente discriminados no documento da fonte pagadora. 
 
Fonte: http://idg.receita.fazenda.gov.br/interface/cidadao/irpf/2018/perguntao/perguntas-e-respostas-irpf-2018-v-1-1.pdf


Como encontro meu Extrato de Imposto de Renda?

Você tem acesso ao Extrato de Imposto de Renda pelos sites e pelos aplicativos da Bradesco Seguros e Bradesco Saúde Concierge e escolha a melhor opção para você:

Pelo site Bradesco Seguros:

Faça o login no site da Bradesco Seguros (acesse aqui) e, em seguida, selecione o produto desejado: Saúde ou Dental.

Atenção: nos casos de planos conjugados (Saúde + Dental) o Informe é gerado com as informações de ambos os planos. Preencha os campos e realize o acesso.

Em seguida, navegue até a opção Extrato de Imposto de Renda, selecione ano desejado e confirme.

Atenção: somente o titular tem acesso aos documentos.


Demonstrativo de prêmio para inativos (aposentados ou desligados):

Faça o login no site da Bradesco Seguros (acesse aqui), e, em seguida , selecione o produto desejado: Saúde ou Dental. Navegue até a opção 2ª Via do Demonstrativo de Prêmio, selecione o ano desejado e confirme. Caso tenha recebido algum reembolso durante o ano, selecione também o Extrato de Imposto de Renda.


Extrato para Beneficiário Inativo

Acesse o site www.bradescoseguros.com.br e no menu Produtos selecione Saúde ou Dental. No final de cada página, em Outros Serviços e clique em Acesso ao Extrato IRPF (ex-beneficiários).

Saúde: Acesso ao Extrato IRPF
Dental: Acesso ao Extrato IRPF

Informe o CPF do titular e a data de nascimento e clique em Enviar.
 

Pelo aplicativo Bradesco Saúde:

No aplicativo da Bradesco Saúde, faça o seu acesso, selecione a opção Extratos e clique em Extrato de Imposto de Renda. Em seguida, selecione o ano desejado e clique em Consultar. 


Beneficiário Bradesco Saúde Concierge (Ativo):

Pelo Site 
Acesse o site bradescosaudeconcierge.com.br e após o login, navegue até o menu inferior e clique em Extratos, localizado na opção Bradesco Saúde.

Navegue até Extrato de Imposto de Renda e clique em “Consulte aqui”. Após, selecione o ano e clique em “Confirmar”.

Demonstrativo de prêmio para inativos (aposentados ou desligados) Concierge

Ainda no site, navegue até a opção 2ª Via do Demonstrativo de Prêmio, selecione o ano desejado e confirme. Caso tenha recebido algum reembolso durante o ano, utilize também o Extrato de Imposto de Renda.

Pelo Aplicativo Bradesco Saúde Concierge
  

Faça o seu acesso no aplicativo da Bradesco Saúde Concierge. Após, selecione a opção Extratos e clique em 2ª Via do Extrato de IR. Em seguida, selecione o ano desejado e clique em Consultar.  

 

Saiba mais sobre a declaração do IR dos produtos Bradesco Seguros:

IR 2019
IR Seguro de Vida
IR Capitalização 
IR Previdência PGBL
- IR Previdência VGBL
IR Seguro Auto e Residencial


Esta página e o Manual de Imposto de Renda Bradesco Seguros contêm informações meramente sugestivas e visam fornecer aos Clientes orientações gerais para auxiliar no preenchimento da Declaração de Ajuste Anual do Imposto sobre a Renda da Pessoa Física do exercício de 2019, ano-calendário de 2018.  Não deixe de consultar a legislação tributária, o Manual do Declarante editado pela Receita Federal do Brasil (RFB), bem como os seus consultores contábeis, jurídicos e fiscais. Importante: A responsabilidade pelas informações constantes das Declarações de Ajuste Anual é exclusiva dos contribuintes. Em caso de divergência de informações contidas neste Manual, prevalecem as regras estabelecidas pela Receita Federal do Brasil.