Imposto de Renda: Como declarar Título de Capitalização?

Você deverá realizar a declaração de Capitalização apenas quando o seu título for contemplado em sorteio, ou no caso de realização do resgate do Título com Retenção de Imposto de Renda da Fonte. 
 

Como encontro meu Informe de Rendimentos de Capitalização?

Para ter o seu Informe de Rendimentos, acesse aqui. Em seguida, selecione o produto Capitalização e informe os dados solicitados de sua conta corrente. Você poderá consultar também os extratos dos anos 2017, 2016, 2015, 2014, 2013 e 2012 caso existam.
Você também poderá acessar o seu Informe de Rendimentos no aplicativo Bradesco. Após realizar o login, no menu principal, clique no produto Capitalização. Em seguida, selecione Informe de Rendimentos.
Se você não possui o aplicativo Bradesco, realize o download do mesmo gratuitamente por meio das lojas Google Play (Sistema Android) ou App Store (caso possua iPhone).
- A Bradesco Seguros também encaminha aos clientes de Capitalização uma carta contendo o Informe de Rendimentos do ano que tiveram retenção de imposto de renda na fonte por contemplação em sorteio ou por recebimento de resgate.
 

Título de Capitalização contemplado

Caso você tenha sido contemplado em sorteio no ano calendário 2018, o valor líquido da premiação indicado em seu Informe de Rendimentos deverá ser discriminado na seção de “Rendimentos Sujeito à Tributação Exclusiva / Definitiva, Linha 12 – Outros”.



Título de Capitalização resgatado

Se houve o resgate do título no Ano Calendário referenciado e o valor do resgate foi maior que o valor pago, haverá dedução somente sobre o que excedeu o valor pago (somente sobre os rendimentos). Para isso, deverá ser incluído o valor que está indicado conforme no exemplo abaixo, na seção de “Rendimentos Sujeitos à Tributação Exclusiva/Definitiva, Linha 12 – Outros”, do programa.



Título de Capitalização com Saldo

Para os Títulos com Saldo de Provisão em 31/12 do ano-calendário, ou do ano anterior, esse valor será informado como “Código 99 – outros bens e direitos, na seção de “Bens e Direitos”.


Saiba mais sobre a declaração do IR dos produtos Bradesco Seguros:

IR 2019
IR Seguro de Vida
IR Previdência 
IR Saúde e Dental
IR Seguro Auto e Residencial


Esta página e o Manual de Imposto de Renda Bradesco Seguros contêm informações meramente sugestivas e visam fornecer aos Clientes orientações gerais para auxiliar no preenchimento da Declaração de Ajuste Anual do Imposto sobre a Renda da Pessoa Física do exercício de 2019, ano-calendário de 2018.  Não deixe de consultar a legislação tributária, o Manual do Declarante editado pela Receita Federal do Brasil (RFB), bem como os seus consultores contábeis, jurídicos e fiscais. Importante: A responsabilidade pelas informações constantes das Declarações de Ajuste Anual é exclusiva dos contribuintes. Em caso de divergência de informações contidas neste Manual, prevalecem as regras estabelecidas pela Receita Federal do Brasil.