Imposto de Renda: Como declarar Seguro Auto ou Residencial

Como declarar indenização do seguro Auto e/ou Residencial 

As indenizações de Seguros Automóvel e Residencial são isentas do imposto de renda, sendo assim não é obrigatória a declaração destes seguros.

Os contribuintes elegíveis para a entrega da declaração deverão informar os valores recebidos a título de indenização de seguros na ficha de Rendimentos Isentos e Não Tributáveis, sob o código 3.
 
Basta informar o valor recebido a título de indenização.

 

  • Como declarar indenização de Auto

    Para a indenização do seguro em razão de uma indenização integral de seu carro, é necessário realizar a declaração na ficha de Bens e Direitos, selecione o item 21 – Veículo automotor: terrestre, caminhão, automóvel, moto, etc., para informar o veículo que sofreu o sinistro.

    No campo Discriminação, informe todos os dados do bem, incluindo CPF ou CNPJ de quem comprou. Informe também os detalhes do sinistro, citando o boletim de ocorrência e o seguro recebido como indenização. Em Situação em 31/12/2017, repita o que foi informado nesse campo na declaração de IR 2018; o campo Situação em 31/12/2018 deve permanecer zerado.

  • Como declarar indenização de Residencial

    Para a indenização do seguro em razão de uma indenização integral de sua residência é necessário realizar a declaração na ficha de Bens e Direitos. Indique de acordo com as opções que o programa disponibiliza, qual aquele que se encaixa para o seu caso, podendo ser: código 01 – Prédio Residencial; código 02 – Prédio Comercial; 03 – Galpão; 11 – Apartamento; 12 – Casa, dentre outros.

    No campo Discriminação, informe todos os dados do bem, incluindo CPF ou CNPJ de quem comprou. Informe também os detalhes do sinistro, citando o boletim de ocorrência e o seguro recebido como indenização. Em Situação em 31/12/2017, caso tenha sido informado algum valor, o mantenha. O campo Situação em 31/12/2018 deve permanecer zerado.

    Caso tenha comprado um novo imóvel com o valor recebido da indenização em 2018 mesmo, abra um novo item na ficha Bens e Direitos. Selecione o código que melhor se adequa e representa o caso, informe os dados do imóvel e a origem dos recursos, informando que ele foi pago com a indenização do seguro.

Saiba mais sobre a declaração do IR dos produtos Bradesco Seguros:

- IR 2019
IR Seguro de Vida
IR Capitalização 
IR Previdência
IR Saúde e Dental


Esta página e o Manual de Imposto de Renda Bradesco Seguros contêm informações meramente sugestivas e visam fornecer aos Clientes orientações gerais para auxiliar no preenchimento da Declaração de Ajuste Anual do Imposto sobre a Renda da Pessoa Física do exercício de 2019, ano-calendário de 2018.  Não deixe de consultar a legislação tributária, o Manual do Declarante editado pela Receita Federal do Brasil (RFB), bem como os seus consultores contábeis, jurídicos e fiscais. Importante: A responsabilidade pelas informações constantes das Declarações de Ajuste Anual é exclusiva dos contribuintes. Em caso de divergência de informações contidas neste Manual, prevalecem as regras estabelecidas pela Receita Federal do Brasil.