Como aliviar a dor do aparelho

Dicas para um tratamento ortodôntico com mais conforto e bem-estar

Para corrigir desalinhamento nos dentes e na mordida, o aparelho ortodôntico fixo é uma das melhores opções. Contudo, é comum que os pacientes sintam dores após o ajuste das hastes, que acontece nas consultas de rotina.


O ortodontista é o profissional que vai cuidar desse aparelho e a realizar as mudanças em sua estrutura. Contudo, mesmo com todo esse cuidado, é comum a sensação de desconforto ao comer e o surgimento de pequenos ferimentos na boca.

Para ajudar nesse momento de cuidado com a sua saúde bucal, a Bradesco Dental oferece algumas dicas para que você tenha mais conforto durante o tratamento ortodôntico.

 

Por que o aparelho provoca dores?

Como o aparelho fixo é feito para mudar a posição dos dentes, a cada ajuste é preciso que o paciente se acostume à nova disposição que a arcada assume.

O atrito dos fios ortodônticos (o “araminho”) e dos bráquetes com outras partes da boca, como a gengiva, a bochecha, a língua e os lábios pode causar feridas, aftas e até pequenos sangramentos.

O tratamento pode durar meses ou alguns anos, dependendo do caso. Portanto, um pequeno desconforto é normal e esperado, já que o dentista está transformando o sorriso da pessoa a partir da pressão sobre os dentes.
 

Dicas para reduzir o desconforto do aparelho fixo

Mesmo sendo comum, em alguns casos a dor causada pelo aparelho pode durar vários dias e comprometer o bem-estar do paciente. Para reduzir o desconforto é indicado o uso de gelo e relaxantes naturais, como o chá de camomila, nas áreas afetadas.

O ideal é consumir alimentos macios nos primeiros dias após a consulta de manutenção (geralmente realizada mensalmente), evitando sobrecarga de mordidas nos dentes, que ficam um pouco sensíveis. 

Já no caso do contato entre as estruturas do aparelho com os tecidos da boca, o ideal é utilizar uma “capa de proteção”, a famosa “cerinha” ortodôntica, geralmente entregue pelo próprio dentista ao paciente. Basta aplicar pedaços dessa cera diretamente sobre o aparelho e nos locais próximos a ele, onde surgirem as irritações.

Em caso de desconfortos mais intensos, o ideal é retornar ao ortodontista para que ele avalie a causa da dor. Também não é recomendado que o paciente faça a automedicação e que sempre busque a indicação de um dentista antes de ingerir algum analgésico.

 

Sorriso alinhado com plano dental

Ao contratar um plano odontológico da Bradesco Dental você pode consultar um ortodontista da rede credenciada, além de fazer toda a documentação e exames necessários para colocar e fazer a manutenção de aparelhos fixos.