Posso tirar o aparelho fixo em casa?

No tratamento ortodôntico, apenas um dentista deve cuidar do aparelho.

Há muitas pesquisas na internet sobre métodos para retirar e cuidar do aparelho fixo em casa. Para os dentistas, isso é um alerta, pois apenas um profissional pode fazer a manutenção no aparelho sem prejudicar o tratamento ortodôntico  ou a saúde bucal do paciente.
Além da falta de ferramentas corretas para remover o aparelho em casa, o paciente que usa aparelho dentário fixo também não possui o conhecimento para tirar cada um dos bráquetes (peças que seguram os ferros de contenção) sem danificar ou quebrar os dentes.

Evite cáries e danificação do esmalte dos dentes

Para retirar o aparelho fixo, o dentista usará um alicate especial para remover os bráquetes individualmente. Em seguida, o profissional da odontologia realizará um procedimento especial para retirar a resina que colava as peças e fará um polimento para renovar o brilho original dos dentes.
Feito em clínica ou consultório, esse processo garante que todo o aparelho seja retirado com segurança. A resina também deve ser removida completamente, pois, por ser porosa, acumula bactérias causadoras de cáries.


Aparelho fixo com resultados duradouros


Outro motivo para não tirar o aparelho fixo em casa é o resultado final do tratamento. Após retirar toda a estrutura dos dentes, o dentista deverá recomendar o uso de:

  • Contenção fixa, uma barra de metal, geralmente colada atrás dos dentes inferiores, que serve para evitar o movimento natural que os dentes têm de retornar à posição original de antes do tratamento começar.
  • Aparelho móvel, que pode ser colocado nos dentes inferiores ou superiores, com uso recomendado durante o dia ou apenas para dormir.

Assim, a arcada dentária se mantém na posição ideal, alcançada no tratamento, e o paciente não precisará voltar usar o aparelho no futuro.

 

Plano odontológico para um tratamento completo


A retirada ou manutenção do aparelho fixo em casa e sem supervisão não é recomendada. Além de provocar danos à saúde bucal, deixar de visitar o dentista nesse momento também causará prejuízos financeiros, pois o tratamento não terá efeito duradouro.
Contratar um plano odontológico é uma boa opção para cuidar da saúde bucal e realizar tratamentos completos em clínica ou consultório de qualidade. O Bradesco Dental tem uma ampla rede de credenciados para você consultar um ortodontista e cuidar do seu sorriso!