Redação

O objetivo deste guia é apresentar as melhores práticas de redação para web e mobile dentro das plataformas da Bradesco Seguros.

Nosso conteúdo deve engajar o público-alvo para que a voz da marca tenha o impacto desejado. A estratégia do conteúdo deve considerar como as palavras e a disposição delas se comportarão no layout para, assim, atrair a atenção, cativar e gerar uma ação do usuário.

"Escrever é tomar decisões constantemente"

Rubem Fonseca

Gramática :)

Aqui apresentamos particularidades gramaticais de textos encontrados nas plataformas da Bradeco Seguros. Estes padrões podem, em alguns casos, ser diferentes dos padrões gramaticais da língua portuguesa.

A Bradesco Seguros deve ser tratada no feminino

Bradesco Seguros é uma seguradora. Por isso, quando se referir a ela, escreva sempre no feminino. Use o gênero masculino apenas quando se referir ao banco Bradesco.

A Seguradora

Ao falar da Bradesco Seguros evite usar “instituição” e “empresa”. A palavra “seguradora” será usada como substantivo substitutivo para “Bradesco Seguros” e, nesse caso, deve ser escrita com a primeira letra em caixa alta. Ex.: A Seguradora tem produtos pensados especialmente para as suas necessidades.

O uso em caixa alta só é permitido nesse caso, sendo que palavras como “segurado”, “beneficiário”, “corretor”, “sucursal” e outros termos relacionados à seguradora, deverão ser sempre grafados com caixa baixa.

Nós da Bradesco Seguros

Utilizamos “Nós”, 1ª pessoa do plural, acompanhado ou não do nome da Seguradora em textos que queremos nos aproximar do interlocutor.

Você, nosso segurado

Falamos diretamente com os usuários para nos aproximarmos deles. “Você”, “seu”, “sua” são opções de citá-los em textos. Evite “tu”, “vós” e gírias regionais para abordá-los. Procure substituir palavras como “cliente”, “consumidor” e outras formas frias por opções mais acolhedoras.

Padrão de linguagem

Nosso texto representa a voz institucional nas plataformas da Seguradora, então devemos seguir o padrão gramatical da língua portuguesa.

Estrangeirismos

Evite utilizar palavras em outras línguas. Avalie e uso e procure substituí-las por uma palavra da língua portuguesa. Existem exceções, como por exemplo “login” ou “download”, que são consideradas neologismos. Então, use o bom senso e consulte sempre um redator antes de usar um termo em outro idioma.

Contrações e onomatopeias

Para utilizar onomatopeias, consulte sempre um redator.

Títulos em caixa alta e sem pontuação final

Existem vários tipo de texto com título, em todos eles não haverá ponto final, no subtítulo sim. Apenas as capitulares serão em caixa alta, no mais, em caixa baixa.

Quando usamos pré-titulo (chapéu) ele sempre deverá aparecer em caixa alta. Evite títulos com perguntas.

Pontuação:
vírgula vocativo
exclamação
interrogação
reticências
ponto final
dois pontos
ponto e vírgula
travessão
hífen
crase

Caixa alta e caixa baixa

O uso de maiúsculas e minúsculas devem seguir o padrão formal de escrita. Também devemos iniciar com maiúsculas: títulos, nomes de produtos, áreas, capítulos, menus. Lembre-se: Uma palavra e/ou frase só deve ser aplicada toda em caixa alta quando esta fizer parte de uma arte gráfica e sua diagramação for assim determinada, como no caso de títulos citado acima. Estes casos podem ser analisados pelo redator e designer.

"A estratégia de conteúdo precisa considerar como as palavras e a disposição delas em um software, por exemplo, podem cativar o público".

Nem todo mundo lê um texto na internet palavra por palavra, isto foi atestado por uma pesquisa realizada pela Nielsen Norman Group, que diz que 79% dos leitores escaneia a página procurando por termos relevantes. Por isso, procure mapear seu texto com “palavras-chave” sobre o assunto, além de deixá-lo claro e objetivo.

Glossário :)

Aqui você encontra as principais call to action aplicadas em nossos botões de ações, jargões, abreviações de nomes e palavras mais usadas em nosso conteúdo e mensagens Padrão que utilizamos para responder o usuário.

Call to Action_

O botão Call to Action (chamada para ação em português) é utilizado para indicar ao usuário o que ele deve fazer primeiro na tela. Ele geralmente possui uma forma diferenciada dos demais botões.

Botões Primários

O botão primário é aquele que será utilizado com maior frequência dentro da interface. É por meio dele que indicaremos aos usuários todas as ações que queremos que ele faça. Por conta disso, suas características precisam chamar atenção, mas não da mesma forma que o call to action.

EXCLUIR / DELETAR / REMOVER

Ações que permitem ao usuário remover algum arquivo ou dado cadastral inserido previamente.

CANCELAR

Recurso que permite ao usuário abandonar a tela ou a ação que estava em execução.

ALTERAR /
EDITAR

Para fazer alterações em informaçoes pessoais de perfis, formulários, propostas e outros campos que contenham dados editáveis.

NEGAR / PERMITIR

Negar ou permitir que a Bradesco Seguros Corretor acesse fotos, mídia, arquivos e localizaçäo do dispositivo.

LIMPAR

Quando o usuário pretende apagar o preenchimento de um cadastro ou campo no ambiente web ou mobile.

VOLTAR

Quando o usuário pretende apagar o preenchimento de um cadastro ou campo no ambiente web ou mobile.

SIM / NÃO

Ação afirmativa ou negativa usada sempre que é necessária uma resposta simples.

Na dúvida, sempre teste o que é melhor para atingir os objetivos do projeto!
Botões Secundários

O botão secundário é uilizado quando queremos mostrar duas ações mas a primeira delas é a ação principal.

BAIXAR SELECIONADOS

Quando é necessário fazer o download de um ou mas arquivos pré-selecionados de uma lista.

UPLOAD / ENVIAR /
ANEXAR

Aplicável quando o usuário precsa anexar algurm arquivo.

DOWNLOAD/
BAIXAR

Opções factíveis sempre que o usuário necessita baixar um arquivo para uso posterior.

SAIBA MAIS/
MAIS INFORMAÇÕES

Direciona o usuário para outro ambiente online onde ele pode se informar mais a respeito do tema desejado

SALVAR

Opção para preservar o conteúdo preenchido pelo usuário.

BUSCAR

Ação quando o usuário vai realizar uma busca dentro do site ou app.

CADASTRAR

Ação quando é necessária a irserçao de dados cadastrais no sistema.

LOGIN

Quando o usuário precsa inserir dados de login e senha para acessar uma determinada área.

CONTINUE
LENDO

Para dar continuidade em matérias e seções que exibam apenas um trecho do texto

VER MAIS
NOTÍCIAS

Na seção de notícias, para carregar outros tópicos além dos que constam na tela.

Embora seja relativamente simples criar o conteúdo de um botão, não podemos deixar de lado a quantidade de nuances que podemos analisar para criá-lo de uma maneira prática.

Padrão de mensagens_

Apresente mensagens contextuais para ações ou respostas típicas dos usuários.

Não foram encontrados resultados para a sua pesquisa.

Nos casos em que a busca é ineficaz.

Não foram encontrados resultados para a sua pesquisa. Tente novamente com palavras-chave diferentes.

Nos casos em que o sistema permite buscar com palavras-chave.

Você não tem nenhuma nova notificação.

Quando o usuário não possui novas notificações a serem exibidas.

Esse tipo de arquivo não é permitido.

Quando o usuário tenta incluir imagem com formato diferente de PNG e JPEG.

O sistema está temporariamente indisponível. Por favor, tente novamente mais tarde.

Nas situações em que não é possível acessar o sistema.

Antes de continuar, você precisa aceitar os Termos de Uso e a Política de Privacidade do aplicativo.

Ao instalar apps, atualizações ou qualquer situação que necessite concordar comos termos e políticas.

Li e concordo

Ação solicitada sempre que o contéudo exibido exija anuência do usuário, como condição para o avanço da navegação.

Você está sem conexão com a internet.

Sempre que houver um problema de conexão que impossibilite a continuidade da nagevação e das ações solicitadas pelo usuário.

Jargões & segurês_

Os termos técnicos usados pela Seguradora podem mesmo parecer outro idioma, Separamos alguns dos significados mais usados. para que você entenda melhor, separamos…

Seguro

É um acordo envolvendo duas partes, onde uma age como Segurador, com o dever de indenizar a outra, o Segurado, em caso de um sinistro.

Risco

Representa a possibilidade de um evento inesperado ocorrer, gerando prejuízo, necessidade econômica ou danos materiais e/ou pessoais.

Corretor

É o responsável por analisar os custos e benefícios relacionados à situação do segurado, indicar o seguro ou serviço da Bradesco mais adequado às necessidades do segurado.

Segurado

É quem contrata o seguro da Bradesco, ele pode ser pessoa física ou jurídica e pode contratar para o seu benefício pessoal ou de terceiros.

Beneficiário

São as pessoas indicadas pelo segurado para receber o pagamento da indenização no caso da ocorrência de sinistro coberto.

Sinistro

É a realização do risco previsto no contrato do seguro, resultando em perdas para o segurado.

Indenização

É o valor pago pela Seguradora para compensar ou reduzir algum tipo de dano. A Bradesco precisa pagar ao segurado, ou a beneficiários, um determinado valor predeterminado.

Apólice

É um documento composto pelas condições gerais, condições especiais e contrato, emitido pela seguradora para formalizar a contratação do seguro.