Assim como a América do Norte, na Ásia os países costumam possuir regras diferentes.
Japão
Os documentos para viajar ao Japão são:
- Passaporte (com validade mínima de três meses);
- Comprovante de vacinação contra a COVID-19 em dia (três doses) ou teste PCR negativo recente.
Dirigindo no Japão
Infelizmente, no Japão, brasileiros só podem dirigir adquirindo uma carteira de habilitação do país. Por lá, não é aceita a Permissão Internacional de Direção (PID), que permite brasileiros dirigir em outros países do mundo.
China
Para entrar na China, é necessário:
- Passaporte válido;
- Visto para a finalidade da viagem;
- Comprovante da vacinação contra a COVID-19 em dia;
- Comprovante de Vacinação Internacional (CIVP) com vacinação contra febre amarela comprovada.
A China possui vários tipos de visto de acordo com a finalidade da visita (negócios, visita a parentes, estudo, turismo etc.), identificados por letras.
Para turistas, na hora de requisitar o visto no consulado, será necessário apresentar, entre outras coisas, a reserva de passagem, reserva de hospedagem ou carta-convite, formulário específico do tipo de visto tipo L, entre outras coisas. Antes de mais nada, é importante entrar em contato com o consulado para entender qual visto deverá ser emitido.
Dirigindo na China
Assim como no Japão, na China os brasileiros só podem dirigir adquirindo uma carteira de habilitação do país. Por lá, não é aceita a Permissão Internacional de Direção (PID), que permite brasileiros dirigir em outros países do mundo.
Tailândia
Esses são os documentos para viajar para a Tailândia:
- Passaporte válido;
- Comprovante de Vacinação Internacional (CIVP) com vacinação contra febre amarela comprovada;
- Formulário de Declaração de Saúde (T.8);
- Passagem de volta ou saída para país vizinho;
- Comprovante de hospedagem.
Dirigindo na Tailândia
Assim como Japão e China, na Tailândia é possível dirigir apenas com a carteira de habilitação do país. É importante ter cuidado no país já que, segundo o Ministério das Relações Exteriores do Brasil, é comum as locadoras de carros no país alugar um carro para estrangeiros normalmente, o que pode acarretar em problemas para o motorista. Infelizmente, não é possível dirigir na Tailândia com uma CNH ou uma Permissão Internacional de Direção (PID).
Coréia do Sul
Para entrar na Coréia do Sul, é preciso os seguintes documentos:
- Passaporte válido;
- K-ETA (Autorização de Viagem) emitido online.
Para viagens a lazer, negócios ou estudo até 90 dias, a Coréia do Sul não exige vistos. Existem restrições para transporte e circulação de alguns itens no páis. Por isso, antes da viagem, vale a pena entrar em contato com o consulado para tirar dúvidas. É necessário emitir o K-ETA pelo menos 72 horas antes da viagem.
Dirigindo na Coréia do Sul
No país, é válida a Permissão Internacional de Direção (PID), para brasileiros poderem dirigir lá. Ela deve ser emitida no Detran do estado em que a CNH foi feita, e terá o prazo de validade que a carteira nacional. Porém, depois de 1 ano, é preciso emitir uma carteira sul-coreana a partir das autoridades locais.
É importante lembrar que os acordos entre países e regras podem mudar a qualquer momento. Por isso, é sempre importante buscar o consulado de cada país antes de viajar. Consulte a lista de consulados no Brasil.