Para visitar a Jamaica, as Bahamas, a Costa Rica ou mesmo Cuba, as regras variam bastante.
No geral, a maior parte dos países permite a entrada com passaporte ou apenas preenchendo um formulário simples horas antes da viagem ou mesmo no aeroporto na hora da chegada.
Formulários por país
A ilha de Aruba, por exemplo, pede o preenchimento do formulário online EDCard antes de viajar.
Na República Dominicana, é necessário emitir o E-ticket também online, antes de entrar e sair.
Na Jamaica, antes de chegar, o turista precisa preencher o formulário C-5 online, com informações próprias e do voo.
Para entrar em Honduras, é preciso um cadastro online que pode ser feito atarvés do aplicativo "Prechequeo Migratorio", disponível para Android e iOS, antes da chegada.
Cuba é um dos países que exigem um "visto". Porém, é um documento super simples, que pode ser adquirido na hora em um consulado, embaixada ou mesmo no aeroporto antes da viagem.
Passaporte e vacinação
Dois itens são essenciais para entrar nos países da América Central: um Comprovante de Vacinação Internacional (CIVP) com vacinação contra febre amarela comprovada e um passaporte com validade de pelo menos 6 meses (a partir do fim da viagem).
Dirigindo na América Central
Vários países da América Central adotam a Permissão Internacional para Dirigir (PID), que é uma carteira de habilitação internacional. No Brasil, ela deve ser emitida no Detran do estado em que a CNH foi feita, e terá o mesmo prazo de validade que a carteira nacional. Os países que aceitam a PID são: Bahamas, Costa-Rica, Cuba, Honduras, Guatemala, Panamá e República Dominicana.
A PID permite alugar carros e dirigir por alguns dias. A validade desses documentos varia em cada país, com prazo mínimo de 30 dias. Novamente, vale verificar os casos específicos.
Alguns países também possuem acordo de reciprocidade com o Brasil, ou seja, eles aceitam a CNH brasileira normalmente. Segundo o DETRAN-SP, esses países são: El Salvador, Haiti e Nicarágua.
Em todo caso, os acordos entre países e regras podem mudar a qualquer momento. Por isso, é sempre importante buscar o consulado de cada país antes de viajar. Consulte a lista de consulados no Brasil.