Por que ter Previdência Privada

Por que ter um plano de Previdência

Um plano de previdência privada é um instrumento importante por diversos motivos, entre eles:


- Complementar a renda de sua aposentadoria, paga pelo INSS;

- Planejar seu futuro, permitindo guardar recursos para usufruir dos benefícios que a longevidade proporciona;

- Realizar um sonho, como fazer um outro curso, iniciar uma nova carreira ou um novo negócio;

- Investir na formação profissional de seus filhos ou afilhados, através de um plano que permita pagar um curso superior ou no exterior;

- Planejar em vida como você deseja garantir o futuro das pessoas que ama, tornando-os beneficiários de seu plano;

- Você investe e usufrui dos benefícios fiscais no presente, ampliando assim seus rendimentos;

- Diversificar os seus investimentos, podendo escolher ainda entre os diversos tipos de aplicação disponíveis. 

 

Benefícios e vantagens de ter um plano de Previdência


Além de planejar o seu futuro e o de sua família, os planos de previdência possuem diversos benefícios e vantagens, de acordo com sua opção de plano e tipo de aplicação.

- Flexibilidade, pois você pode escolher a data final do plano e contribuir de diversas maneiras, optando por contribuições mensais, únicas ou esporádicas. Pode ainda resgatar seus planos a qualquer momento, desde que atenda às condições estabelecidas em contrato.

- Você pode escolher entre as duas opões de tabelas de Imposto de Renda (Progressiva e Regressiva) a que melhor se adeque ao seu perfil, pagando menos IR.

- Você define a melhor forma de contribuir, seja através de pagamento mensal, único ou esporádico. Pode ainda estabelecer o valor de sua contribuição e readequá-lo de acordo com suas necessidades.

- Você pode migrar seus recursos de um plano de previdência para outro, do Bradesco ou de outra instituição, desde que a mudança seja feita entre produtos com as mesmas características: PGBL para PGBL e VGBL para VGBL. O intervalo para solicitar nova portabilidade é de 60 dias e o prazo da empresa para concretizar a mudança é de 5 dias a partir do pedido.

- Ao contribuir para um plano de previdência optando pela Tabela Regressiva do Imposto de Renda, você terá a vantagem de pagar menos IR, conforme aumenta o período de permanência no plano, podendo chegar a apenas 10%. 

 

O que levar em consideração antes de escolher um plano de previdência privada?


Para escolher um plano de previdência privada, você precisa primeiro responder uma série de questões para fazer a melhor opção:

Objetivo: Qual é o seu objetivo final? Complementar a aposentadoria? Garantir o bem-estar da família? O estudo dos filhos? Diversificar investimentos? Defina sua prioridade e estabeleça um plano de ação. Assim, será mais fácil ter a disciplina para alcançar sua meta.

Prazo: Estabeleça um prazo para usufruir dos benefícios ao final do plano: se for planejar uma volta ao mundo, informe-se de quanto precisará e por quanto tempo terá que contribuir. Se seu objetivo é se aposentar aos 70 anos, faça um balanço de seu patrimônio atual, a projeção de seus rendimentos ao longo dos anos e quanto está disposto a investir para manter o seu padrão de vida atual.  

Estrutura tributária: Utilize a lei a seu favor. Analise sua declaração de imposto de renda e veja se não poderia abater parte de suas contribuições ao plano de previdência privada da base de cálculo do seu IRPF. Lembre-se que essa diferença poderá retornar na forma de mais rentabilidade para seu plano. Outra questão importante é saber que quanto mais tempo você permanece no plano, menos imposto irá pagar.

Ainda com dúvidas?


Entre em nossa área de atendimento e descubra mais informações sobre previdência privada

Veja todas as dúvidas