Gengivite: causas e solução

Conheça os sintomas e tratamentos para a inflamação da gengiva.

A gengivite é um dos problemas bucais mais frequentes, provocado por uma inflamação da gengiva. Muitas pessoas afetadas pelo problema se perguntam quais são as causas que levam à essa doença e o que podemos fazer para evitar e solucionar a gengivite.

Se não for tratada corretamente, o problema pode evoluir e se transformar em uma periodontite, onde o osso e tecido conjuntivo que seguram os dentes são afetados. Por isso, é importante tratar a inflamação antes que ela cause prejuízos muito maiores para a sua saúde bucal.

 

Conheça as causas e os sintomas da gengivite

A principal causadora da inflamação é a placa bacteriana, uma camada de bactérias que se forma em volta dos dentes e da gengiva com o acúmulo de sujeira e restos de alimentos. Ou seja, na verdade, a gengivite é causada pela má higienização.

É recomendado consultar o dentista a cada seis meses. Entretanto, alguns sinais de alerta indicam que deve-se visitar um profissional de saúde bucal, como:

  •   - Gengiva vermelha em tons mais escuros;
  •   - Aumento da sensibilidade na gengiva;
  •   - Gengiva que se separa dos dentes;
  •   - Sangramento;
  •   - Retração ou recuo da gengiva;
  •   - Mau hálito ou gosto ruim na boca.

 

Solução para a inflamação na gengiva

Na maioria dos casos, a gengivite pode ser solucionada com a limpeza correta de toda a boca, incluindo dentes, língua e gengiva, feita com escova de dentes e fio dental. No entanto, se o paciente não eliminar a placa no seu estágio inicial, a mesma pode endurecer e se tornar tártaro.

A única forma de eliminar o tártaro é por meio de uma limpeza profissional, na qual o dentista fará uma raspagem para retirar a placa endurecida e assim deixar seus dentes mais limpos.

 

Com o plano odontológico Bradesco Dental Ideal você pode fazer esse e outros tratamentos (como restauração, e tratamentos) com dentistas especializados: