Direção hidráulica para barcos

Direção hidráulica para barcos


A direção hidráulica se tornou indispensável nos carros, e nos barcos não podia ser diferente. Ela é um item tanto de segurança quanto de conforto para quem navega, independente do tamanho da embarcação. Nos modelos mais novos ela já vem de fábrica, mas para muitos é um item que encarece o preço. Entretanto, a sua instalação posterior não é um bicho de sete cabeças.

A direção hidranáutica começou a ser implantada em veleiros, por dispensar o uso do motor ou da eletricidade. Agora, elas se difundiram – podem estar presentes tanto em botes infláveis como em barcos entre 20 e 80 pés. O sistema é confiável em diversas condições de serviço, seja para recreio ou trabalho, como rebocadores e barcos pesqueiros.

Sistema

Segundo Alberto Fabrini, sócio de uma empresa que fabrica o conjunto, a direção fica suave e segura. O proprietário pode escolher entre dois tipos, ligado ou não ao motor. O mais vendido é o que não necessita ser ligado ao motor nem à eletricidade. “É trocada a caixa de direção mecânica por uma hidráulica e duas mangueiras ligam o timão ao leme. Ao girar o volante do barco, ele cria uma força hidráulica que gira o pistão e movimenta o leme”, diz.

Essa opção é de fácil instalação, pois não exige a abertura do casco do barco. Ela pode ser feita por mecânicos de barcos e dura cerca de meio dia para ficar pronta. A direção pode ser instalada também em barcos com duplo comando, como catamarãs e escunas.

Campanhas de conscientização

Uma dessas campanhas busca que o usuário retorne da saída com o barco com o lixo que encontrou boiando. A retirada de isopores e outros objetos ajuda a manter o mar limpo e esses itens recolhidos são trazidos para a marina que os descarta corretamente.

Outra ação é para manter a praia limpa, conscientizando as pessoas que estão no local da importância de não largar lixo na orla. “Em um percurso de dois quilômetros já recolhemos 12 pneus, um carrinho de bebê e inúmeras pontas de cigarro”, conta Kemp.

Vantagens

A direção hidráulica marítima traz conforto e poucas preocupações ao dono da embarcação. O seu desgaste é mínimo, fazendo o sistema durar anos. “Temos barcos que estão com a mesma direção há 20 anos e nunca tiveram qualquer problema”, diz Fabrini.

Por conta desse pouco desgaste, não há necessidade de manutenção constante. É importante fazer algumas verificações periódicas para garantir o bom funcionamento. Não há preocupações de mau uso que venham a danificar o sistema, apenas em casos de acidentes marítimos.

Fabricação

O sócio explica que no começo as peças eram importadas, mas há cerca de 15 anos começaram a ser fabricadas no Brasil. Antes o sistema exigia um depósito de óleo em separado, mas com o tempo essa parte se tornou desnecessária e o produto ficou robusto e compacto.“Toda a parte de fundição, tornearia e acabamento é feita no país. Trabalhamos apenas como materiais duráveis com aço inox, bronze e liga de alumínio”, explica.

Comprar para instalar depois tem seu preço. Segundo Fabrini, o conjunto custa de R$ 3 a 5 mil, variando de acordo com o tipo. O custo da instalação depende do tamanho da embarcação.

 

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