Bruxismo infantil

Aprenda a cuidar desse problema dental nas crianças.

O hábito de ranger os dentes involuntariamente também acontece nas crianças. O chamado bruxismo infantil merece atenção, pois pode prejudicar o correto desenvolvimento da arcada dentária dos mais novos.


Especialistas afirmam que o ranger de dentes é comum até os seis anos de idade, já que a boca está crescendo e acomodando novos dentes. No entanto, o comportamento deve ser observado e analisado por um especialista, já que o bruxismo também pode ser um reflexo de problemas emocionais.

 

Causas do bruxismo em crianças


Em crianças, o bruxismo pode ser causado por ansiedade e stress decorrentes de diferentes situações: uma rotina muito agitada ou uma mudança na mesma, como a chegada de um irmão, a separação dos pais ou uma mudança de escola, por exemplo.


Além dos motivos emocionais, o bruxismo infantil também pode estar relacionado a diferentes problemas dentários, seja a má oclusão, ou mordida desalinhada, que pode ser provocada pelo uso excessivo de chupeta ou mamadeira, por exemplo.


Problemas de respiração como asma ou rinite, deficiências nutricionais ou até fatores hereditários também entram na lista dos causadores desse problema. 

 

Como tratar o bruxismo infantil


O bruxismo infantil pode ser tratado da mesma forma que em adultos: com uso de placas dentais, em acrílico ou silicone. Esse protetor ajuda a minimizar o atrito entre os dentes superiores e inferiores. 


Se o problema estiver relacionado ao alinhamento dos dentes ou à estrutura da bucal, é possível que seja necessário algum tipo de tratamento ortodôntico , como a colocação de aparelho móvel ou fixo.

 

Prevenção para todas as idades


Existem também algumas maneiras de tentar prevenir ou ao menos minimizar o bruxismo. Incentivar a correta mastigação da pessoa, desde a infância, é uma delas.


Quando se trata de fatores emocionais, tentar estabelecer uma rotina de atividades mais leve pode ajudar. Estabelecer um ambiente tranquilo na hora de dormir também pode ser efetivo para diminuir a tensão da criança e evitar o ranger de dentes.


Ao identificar os sintomas do problema no seu filho ou crianças próximas a você, lembre-se que o ideal é procurar um especialista. Quem tem o seguro dental da Bradesco Seguros conta com uma ampla rede credenciada para cuidar da saúde bucal desde a infância.